Os 6 Alimentos Mais Nutritivos essenciais para a saude

Alimentação nutritiva = mais saúde


Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos

Hoje quero falar com vocês sobre a importância de alguns alimentos para a nossa saúde.


A frase “você é o que você come” é mais antiga que andar para frente e tão atual quanto o jornal de hoje.

Para se ter uma boa saúde, no entanto, é necessário estar atento ao que comemos, pois assim como a saúde entra pela boca a falta de saúde também pode começar por ai. 

Precisamos nos manter sempre bem nutridas e vitaminadas. E para conseguir isso, precisamos consumir alimentos que possam compensar as carências nutricionais e as perdas do dia a dia por conta do desgaste natural , correrias diárias e estres.

Por esta razão venho mostrar hoje para vocês uma pequena lista com 6 alimentos super nutritivos para ajudar a manter a saúde que você já possui e adquirir mais ainda com uma boa base nutricional.

Porque incluir estes alimentos na dieta

É bom você incluir alguns destes alimentos na sua dieta porque
são alimentos que quando incluídos no seu dia a dia virão somar ao seu corpo vitaminas e nutrientes necessário para uma boa saúde.
Vários nutrientes presentes nesses alimentos darão força para você realizar suas atividades do dia, e funcionarão como um combustível em seu carro.

A importância da boa alimentação by Rubens Amaral


Você precisa que abastecer seu tanque para se manter em movimento.
Da mesma forma, você precisa tomar cuidado com seu corpo, fazendo uma dieta saudável para que ele permaneça com os melhores nutrientes vitais, bem abastecidos para que não haja brecha para doenças. Um corpo bem alimentado e bem nutrido costuma ter uma alta resistência imunológica, é difícil até de pegar gripe.

Alguns alimentos são conhecidos por seus altos teores de nutrientes e esses alimentos ajudam seu corpo a funcionar melhor, enquanto outros o protegem de doenças crônicas.
Planejar uma dieta equilibrada e que tenha alguns destes 6 alimentos será muito bom pois são alimentos que contem  fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes essências à boa saúde.

Além disso, os alimentos devem ser ricos em fitonutrientes e antioxidantes, tais como vitaminas A, C e E e beta-caroteno.
Mas o mais importante, esses alimentos devem estar disponíveis e serem fáceis de preparar.

A importância da alimentação saudável - animação


Aqui estão os 6 alimentos mais nutritivos que você deve comer

1. Iogurte grego

Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-iogurte
 Carregado com vários nutrientes, iogurte grego é um grande alimento que você deve comer em uma base diária.


Ele contém probióticos  que oferecem muitos benefícios de saúde e mantem seu intestino saudável.

O iogurte grego também tem uma boa quantidade de proteína que é fácil de digerir.

Alem disso o iogurte inclui outros nutrientes como o cálcio, vitaminas B, ácido fólico, ácido láctico, potássio, magnésio, fósforo, zinco e iodo.

Além de manter o seu sistema digestivo saudável, o consumo diário de iogurte estimula o sistema imunológico, ajuda na perda de peso, ajuda a tratar infecções vaginais, previne a hipertensão arterial, reduz o colesterol e apoia a saúde oral.

Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-iogurte1Coma um copo de iogurte grego que contem lactobacilos vivos diariamente.
Você pode cobrir seu iogurte com nozes, sementes de abóbora ou pedaços de frutas, como banana, romã e morangos, ou se preferir também pode usar iogurte para fazer seu shake favorito.

2. Mirtilos

Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-mirtilo
Todos os tipos de frutas são boas para sua saúde, mas estes estão entre os considerados melhores e mais completos.

Os Mirtilos contêm uma boa quantidade de fibras, vitaminas C, K e manganês.

Além disso em sua composição incluem a vitamina A,  riboflavina, ácido fólico, niacina, magnésio, potássio, cobre, ferro e zinco.

Eles contêm cerca de 80 por cento de água e a melhor parte, são muito baixos em calorias.
Por serem rico em antioxidantes, protegem seu corpo dos danos dos radicais livres, aquelas moléculas instáveis que contribuem para o envelhecimento e de doenças como o câncer.

Os mirtilos também aumentam a sua imunidade, ajuda na perda de peso, melhora a capacidade intelectual, promove a saúde do coração, saúde da visão, ajuda a digestão e controla os níveis de açúcar no sangue.

Coma sempre que possível uma xícara de Mirtilos, de preferência todos os dias.
Você pode comer no café da manhã, no seu cereal, vitaminas e milk-shakes ou até mesmo comer com o seu iogurte grego, fica uma delícia e super saudável.

3. Espinafre

Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-espinafre
Espinafre é um vegetal de folhas verdes que você pode encontrar durante todo o ano e em todo o mundo, o que é ótimo pois você pode incluir sempre em suas refeições já que não depende tanto de época do ano ou clima para colher.

É uma boa fonte de vitaminas A, C e K.
Ele também tem uma boa quantidade de fibra dietética, de ferro, de cálcio, de potássio, cobre, zinco, selénio, magnésio e vitamina E, contém luteína e zeaxantina, dois antioxidantes que potenciam a imunidade.

Este alimento nutritivo pode ajudar a prevenir e controlar problemas de saúde graves, incluindo diabetes,  perda óssea, certos tipos de câncer, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

E além disso tudo o consumo de espinafre com frequência  ainda ajuda na desintoxicação, previne anemia, reduz a inflamação e melhora a saúde dos olhos. Veja quantas coisas boas podemos tirar proveito se consumirmos o alimento predileto do marinheiro Popeye.

Tente comer uma xícara de espinafre cru de preferência por dia em forma de salada, ou misture com o seu suco verde. Os vegetais crus mantem melhor a sua quantidade nutricional, mas se preferir espinafre cozido, meia xícara é suficiente por dia, já que ela murcha com o calor do cozimento.
Para variar, você pode substituir o espinafre com outros vegetais de folhas verdes como couve que possui um valor nutricional bem alto também.

Importante : Se você tomar medicação anticoagulante, mantenha sua ingestão de alimentos ricos em vitamina K no mínimo com espinafre. Evite comer espinafre se você tiver problemas de rins ou vesícula biliar, ele contém oxalatos.

4. Maçãs

Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-maçã
Uma maçã por dia pode manter você longe do médico, ela realmente merece ser chamada de uma verdadeira potência nutricional.

As maçãs são uma rica fonte de vitamina C (um poderoso antioxidante natural), vitaminas do complexo B (riboflavina, tiamina e vitamina B6), e fibra dietética.

Elas também contêm fitonutrientes que ajudam a proteger o corpo contra os efeitos dos radicais livres e são ricas em cálcio, potássio e fósforo.
Além disso as maçãs são baixas em calorias e não têm gorduras ou colesterol.

Ao comer uma maçã por dia, você pode reduzir seu risco de desenvolver câncer, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas, além de melhorar a saúde neurológica, prevenir a demência, reduzir o colesterol ruim, fortalecer os ossos e ajudam na saúde oral.

Aproveite esta fruta como um lanche saudável entre as refeições, como sobremesa ou até mesmo como café da manhã, é uma ótima maneira de começar o seu dia.
Você pode usá-la também em forma de suco, junto com seu suco verde ou até mesmo incluído em tortas e compotas de maçã que além de saudável fica uma delícia.

Como fazer para a maçã não escurecer quando cortar



5. Limões
Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-limões
Apenas em um limão você encontra mais do que a dose diária necessária de vitamina C, recomendada pela organização mundial de saúde. Ele é um antioxidante poderoso.

Os limões  também são uma boa fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina A e vitaminas do complexo B. Além disso também têm fortes poderes antibacterianos, antivirais e impulsionam a imunidade.

Isso mesmo os limões dão um impulso na sua imunidade e protegem o corpo contra infecções bacterianas e virais,  ajudam na perda de peso, apoia na saúde do cólon, diminuem o risco de derrame, combate do câncer, melhora a saúde da pele, previne a asma, reduz a hipertensão arterial e ainda de quebra,  purifica o sangue. Olha quanta coisa boa em um limão!

Para desfrutar dos benefícios de saúde de limões, adicione o suco de meio limão a um copo de água , juntamente com um pouco de mel caso não consiga tomar só a agua e o limão e beba de manhã com o estômago vazio.

Você também pode adicionar o suco de limão em seus pratos salgados, bem como pratos doces, para temperar as saladas, para fazer limonadas, recheios de bolo, mouses e outras maravilhas. Pode tambem aproveitar a raspa da casca do limão para aromatizar caldas, glacês, suspiros e outras sobremesas.

6. Amêndoas

Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-amendoas
As amêndoas também são riquíssimas em vários nutrientes.

As amêndoas são uma rica fonte de vitamina E, cobre, magnésio e proteína de alta qualidade.

Eles também contêm fibra, riboflavina, cálcio, ferro e muitos aminoácidos essenciais e contêm uma quantidade razoável de cobre e fósforo.

Sendo ricas em antioxidantes, as amêndoas protegem as células de danos oxidativos causados pelos radicais livres, responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento e aumentar o risco de muitas doenças, incluindo câncer.

Incluído as amêndoas em sua alimentação , elas ajudam na saúde do coração, previnem o ganho de peso, reduzem o mau colesterol, controlam diabetes, melhoram a inteligência, previnem a constipação e fortalecem os ossos.

As amêndoas podem até mesmo manter a pele saudável e resolver problemas comuns do cabelo, tais como queda de cabelo, cabelos secos e ressecados entre outros.

Comendo amêndoas sem sal ou como um complemento de lanche você estará fazendo um bom lanche saudável.
Você também pode incluir leite de amêndoas, farinha de amêndoas e manteiga de amêndoa em sua dieta.

Importante: Como as amêndoas são ricas em gorduras monoinsaturadas e calorias, você não deve comê-las em excesso. Apenas uma pequena porção de amêndoas por dia já é suficiente para ajudar a melhorar a sua saúde. Se tiver problemas de rins ou vesícula biliar, não coma amêndoas, pois contêm oxalatos.


Os-6-Alimentos-Mais-Nutritivos-fita-metrica


Para ter boa saúde é importante ter um peso saudável, por isso os melhores alimentos para saúde selecionados são naturais e ajudam no controle do peso.

Mas para aprender emagrecer e como perder a barriga é importante consumir os alimentos com moderação em pequenas porções, então use os alimentos na quantidade recomendada na sua dieta.

Todo mundo sabe que água é o melhor alimento para a saúde, o que muita gente não sabe é que a água é importante para o emagrecimento. Assista agora a dieta da água é descubra como a água pode ajudar você a perder peso e ter mais saúde.


Espero que tenha gostado das dicas, e se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos nas redes sociais . um abraço e até o próximo artigo.


Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:

2 comentários:

  1. Saúde é essencial para que tenhamos uma vida mais feliz, parabéns pela iniciativa do blog de exaltar esse dia. #Rosi Feliciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário seja sempre bem vinda ao blog :-)

      Excluir

addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...