Barriga chapada- dicas para eliminar a gordura abdominal

barriga-chapada-1




 Riscos da gordura abdominal

O aumento de gordura corporal não faz bem à saúde, isso já se sabe. Porém quando este aumento é na região abdominal o caso fica mais complicado. 

A gordura visceral em grande quantidade além de ser ruim para a estética é muito perigosa para a saúde. Muitas doenças são relacionadas ao aumento da gordura visceral e abdominal.

Procurar diminuir a barriga não é apenas uma questão de estética, vaidade ou busca pelo corpo perfeito, mas também é uma questão de saúde, de manter a saúde e evitar o surgimento e desenvolvimento de doenças relacionadas à gordura abdominal.

barriga-chapada-2


A gordura abdominal está associada ao surgimento de várias doenças.


Existe uma medida padrão adotada pela organização mundial de saúde que informa que a média saudável de medida da circunferência abdominal para mulher está entre 80 e  88cm e para os homens está entre 94 e 102cm, mas esta medida também esta relacionada com a idade. 
Veja no infográfico abaixo as medidas ideais de acordo com o seu gênero e sua idade.




barriga-chapada-3



O que está muito abaixo disso e ruim, magreza demais também não e sinônimo de saúde, o que está muito acima pode acarretar problemas de saúde tais como:

  • Diabetes
  • Hipertensão arterial
  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças metabólicas
  • Doenças coronárias
  • Eleva os níveis de colesterol LDL
  • Problemas de coluna;
  • Acidente vascular cerebral (derrame);
  • Infarto e outros problemas cardíacos;
  • Câncer nos órgãos afetados pelo excesso de gordura;
  • Artrite;
  • Problemas respiratórios;
  • Ronco;
  • Alterações menstruais nas mulheres


 (VIDEO)Farinhas que ajudam a secar a barriga





Como diminuir a gordura da barriga

Acredite ou não, diminuir a gordura abdominal não depende somente de diminuir a ingestão de alimentos. O segredo para a perda de peso e gordura duradoura não está baseado em contagem de calorias, mas na qualidade das calorias ingeridas.

Trata-se de trabalhar com ritmos de fome e sono natural do seu corpo para eliminar os desejos, queimar gordura e enviar seus níveis de energia crescente. Usar o metabolismo a seu favor. 



O ciclo de gordura


Pesquisas recentes mostram que o nosso relógio biológico que define a hora de comer e a do sono dos nossos corpos andam demasiadamente fora de sintonia. 

Devido ao advento das redes sociais e da internet as pessoas dormem tarde falando ao Facebook e no WhatsApp, ficam longas horas que deveriam estar em sono de repouso despertados em conversas, aplicativos, jogos que despertam o organismo. 

Estes enviam sinais ao nosso cérebro durante todo o dia e à noite descompensando o organismo . 

Tudo isso associado a alimentação errada e muita luz artificial à noite, o resultado: Você está preso em um "ciclo de gordura": um fluxo constante de hormônios da fome que faz com que seus desejos de comer o tempo todo, quase  impossível de resistir.

 Mas se você sintonizar alimentação mais saudável e natural,  comer e dormir horários certos e melhores para o  seu corpo, com a pratica regular de exercícios físicos você poderá de  verdade, finalmente dizer adeus a sua barriguinha. Parece bom, não é mesmo?


(VIDEO) Afine a cintura com alimentos funcionais



Agora vamos conhecer alguns alimentos que tem propriedades especiais par ajudar a queimar esta gordura localizada na barriga

ALIMENTOS PERDER A BARRIGA

Alimentos que queimam gordura da barriga


Abacate:

barriga-chapada-4
Para quem deseja eliminar a gordura abdominal, o abacate é uma ótima opção de Alimentos que Ajudam a Secar a Barriga. 

Este fruto e rico em ácidos graxos, que tem o  poder de amenizar o aumento das células gordurosas entre os órgãos abdominais. 

O Abacate ainda possui também gorduras mono insaturadas e poli insaturadas e  glutationa, substância que contribui para equilibrar os níveis de cortisol o hormônio do stress que quando em excesso no organismo  atrapalha o emagrecimento. 

O consumo regular de abacate melhora as funções cerebrais, o desenvolvimento celular, previne doenças cardíacas e ainda ajuda a diminuir a gordura da barriga.

Peixe


barriga-chapada-5
Um novo estudo sobre os benefícios de se comer peixe trouxe um dado interessante . 
Os animais estudados que tinham em sua dieta a deficiência de ômega-3, os ritmos naturais da sua glândula  pineal, no centro do seu cérebro são jogados fora, levando a alterações na produção de melatonina, o seu hormônio do sono. 

Animais com um défice omega-3 não dormem durante o tempo necessário habitual. Passam mais tempo girando em suas rodas da mesma forma que os seres humanos com a insônia não conseguem desligar o cérebro e não produzem a melatonina.

Uma dieta rica em ômega-3, por outro lado, pode aumentar a saúde do coração, reduzir o risco de demência e melhorar seu humor. Quanto à perda de peso,  a presença de omega-3 ajuda a transportar a proteína. 

E estudo após estudo confirma: Proteína faz você se sentir completo e satisfeito, ou seja, aumenta a sensação de saciedade. 
Você até mesmo queima mais calorias para digerir proteínas do que você faz quando você come gorduras ou carboidratos pois as proteínas possuem fibras mais firmes. 

Uma boa maneira de manter a sua dose de ômega 3 é incluir na sua dieta sardinha, salmão, linguado, nozes, sementes de linho, verduras escuras como couve, espinafre. 

Se você não está recebendo o suficiente de ômega 3 através da sua alimentação, ou não gosta de peixe, também pode optar por tomar os suplementos de óleo de peixe, óleo de linhaça facilmente encontrado em capsulas.

Gengibre


barriga-chapada-6
Já conhecido por sua função termogênica, o Gengibre é uma excelente alternativa de Alimentos que queimam a gordura da Barriga. 

Além disso ele elimina toxinas, Celulite e ainda é poderoso no combate a gripes e resfriados, é antioxidante, anti inflamatório e previne o câncer de cólon. 

O chá de gengibre e excelente para queimar a gordura da barriga. 

Para quem não é fã do chá também pode incluir um pedacinho de gengibre em sucos ou mesmo em sua água saborizada.

Nozes

barriga-chapada-7
Como se precisasse de outra desculpa para comer nozes, essas leguminosas graxos são uma grande fonte de magnésio de aumento de humor. 

Sem bastante magnésio em seu corpo, a parte do cérebro que regula a melatonina é jogado fora perturbando o seu sono.  

Um estudo de 2010 por pesquisadores do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos),  descobriu que a suplementação de magnésio pode ajudar as pessoas que têm dificuldade em dormir cochilar pacificamente durante a noite.


Um grupo de 100 pessoas com mais de 51 anos de idade foi dado 320 miligramas de magnésio por dia, enquanto o outro grupo recebeu um placebo idêntico. 

Após 7 semanas, aqueles tendo o magnésio foram dormir melhor, e, como bónus, tinham níveis mais baixos de inflamação perigosa, uma reação do sistema imunitário que está implicada na doença cardíaca, câncer, diabetes e doença de Alzheimer.  

Ou seja, além de dormir melhor ainda aumentou a imunidade e combateu a doenças.
E você pode obter esta dose extra de magnésio apenas incluindo as nozes em sua dieta diária. 

Outros alimentos ricos em magnésio também são, lentilha, soja e feijão preto, bem como grãos ricos em fibras.

Leite

barriga-chapada-8
Um estudo realizado em 2010 por pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham descobriu que, entre um grupo de mais de 100 mulheres na pré-menopausa, a gordura foi significativamente reduzida em pessoas que consumiram a maioria dos alimentos ricos em cálcio. 

Na verdade, para cada 100 miligramas de cálcio que eles consumida por dia (que é encontrado em 1/2 xícara iogurte natural), elas perderam uma polegada de gordura intra-abdominal. 

Esta gordura intra-abdominal que fica dentro e em torno de seus órgãos internos que tem sido associada a taxas mais elevadas de doenças cardíacas e câncer. 

Assim como o magnésio, o cálcio também pode ajudá-lo a dormir melhor, se você tende a ser despertado por dor muscular ou cãibras-mineral, juntamente com o cálcio, ajuda a relaxar os nervos musculares e fibras.

O consumo de leite e derivados auxilia a diminuir a gordura abdominal, gordura visceral e também a diminuir as dores musculares, cãibras e auxilia na falta de sono.

Como obter a sua dose: derivados de leite, mas caso você não goste ou seja alérgico a leite ou lactose existem outras formas de obter o cálcio como sardinhas, suco de laranja fortificado, tofu e folhas verdes escuras como couve e espinafre.

Óleo de Coco

barriga-chapada-9
Estudos recentes confirmaram que o óleo de coco melhora o funcionamento da glândula tireoide. 

Por conta disso, a tireoide funcionando corretamente também funciona o nosso metabolismo e por conseguinte queima de gordura. 

Isso acontece por que o óleo de coco [e rico em triglicerídeos de cadeia média. Estes,  ao chegar ao fígado são transformados em energia que aceleram o metabolismo e eliminam a gordura da barriga. 


(VIDEO)Como fazer óleo de coco caseiro




Além disso o óleo de coco também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias .
Você pode obter sua dose diária colocando o óleo de coco em sua salada, acrescentando ao seu iogurte ou até mesmo em suas receitas de bolo e outras. 

Para o arroz eu achei que o sabor fica muito forte, mas vai do gosto de cada um. O óleo de coco mesmo quando aquecido a altas temperaturas não perde sua propriedade benéfica.

Cerejas

barriga-chapada-10
Cerejas são ótimas fontes de melatonina, o hormônio do sono. 

As bananas e milho, também. Estudos recentes descobriram que estes alimentos podem elevar os níveis de melatonina no organismo. 

A melatonina não serve somente para ajuda-la(o) a dormir, mas é um poderoso antioxidante que pode proteger as células dos danos dos radicais livres, do tipo que leva ao câncer, mal de Alzheimer e outras doenças. Com certeza, saber disso também vai te ajudar a dormir mais fácil. 

Como obter a sua dose diária: Se você não é um fã de cerejas, pode beber o suco em vez disso. Pode incluir também banana e milho em sua dieta para garantir sua dose de melatonina mais tranquilamente.



Estes também ajudam a acelerar o metabolismo:


Azeite de oliva extra virgem

barriga-chapada-11
Uma a duas colheres de sopa ao dia. Pode colocar sobre o prato ou em saladas, e se quiser pode tomar puro. Mas só funciona se ele não for aquecido.




Vinagre de maçã

barriga-chapada-12
Também ajuda muito a estimular o metabolismo, Pode ser usado para temperar saladas ou tomar uma colher de chá puro.




Açafrão da terra ou Curcuma

barriga-chapada-13
Além de dar sabor e cor aos alimentos também é um forte aliado na aceleração do metabolismo. Basta uma colher de café por dia.



O café

barriga-chapada-14
Também é um bom acelerador do metabolismo.  
Uma xícara por dia é suficiente.





Alecrim

barriga-chapada-15
Além do aroma e sabor agradável é um acelerador natural do metabolismo. 
Pode ser misturada na preparação dos alimentos sendo suficiente uma colher de sobremesa ao dia.



O coco 
barriga-chapada-16
O coco, tanto faz a fruta como o óleo.
Se for a fruta um pedaço pequeno , se for o óleo ½ colher de sopa ao dia.





Cacau em pó

barriga-chapada-17
Pode ser misturado ao leite ou colocado sobre as frutas. Uma colher de sopa ao dia é suficiente.




Farinha de linhaça

barriga-chapada-18
Além dos vários benefícios para a saúde que já mencionei no artigo sobre os benefícios da linhaça, ainda tem mais este, que ajuda na aceleração do metabolismo. 
Para isto basta acrescentar uma colher de sopa por dia sobre os alimentos, no iogurte, suco natural ou salada de frutas.


Canela, em pau ou pó.

barriga-chapada-19
É também uma excelente opção para acelerar o Metabolismo. Você pode usar em pó sobre frutas, em receitas assadas, em doces( de preferência diet ou ligth) ou tomar o chá. Sendo uma colher de chá do pó ou meio pau de canela por dia , o suficiente para obter um bom resultado.


Chocolate amargo

barriga-chapada-20
Tem que ser amargo ou meio amargo para ter o resultado desejado. Basta um quadradinho por dia, mais do que isso, vai é acumular as calorias, lembre-se  a intenção é que você queime calorias comendo e  não que  acumule. Não se permita enganar.



Pimenta vermelha

barriga-chapada-21
Este alimento deve ser usado com moderação. Basta uma pitadinha no molho ou sobre o prato.





Laranja 

barriga-chapada-22
Uma laranja por dia ajuda a acelerar o metabolismo , podendo ser em forma de suco ou pedaços da fruta mesmo.






Chá verde

barriga-chapada-23
Este é uma alimento que acelera o metabolismo já bem conhecido. Você encontra em saquinho para infusão ou em pó para fazer o chá. Bastam duas xícaras ao dia.





Óleo de cártamo

barriga-chapada-24
Este óleo alem de acelerar o metabolismo ainda tem a vantagem de combater a gordura abdominal localizada. Basta uma colher de sopa ou duas cápsulas ao dia.



Outras dicas para diminuir a gordura da barriga


  • Diminua a quantidade de  sal em suas preparações
  • Beba água em quantidade suficiente
  • Prefira os cereais e grãos integrais
  • Evite a farinha branca farinha de trigo,  substitua-a pela integral.
  • Evite consumir açúcar branco, se possível utilize orgânica ou demerara
  • O quanto puder evite doces e alimentos preparados com açúcar refinado
  • como saladas, vegetais e legumes no vapor,
  • O quanto puder substitua a carne vermelha por opções mais magras,
  • Inclua o chá de sálvia após as refeições
  • O quanto possível, exercite se, caminhe, mexa se ainda que aos poucos, o importante é começar.


Espero que tenha gostado das dicas, se este artigo foi útil para você por favor compartilhe em suas redes sociais, envie por email ou indique aos amigos, vamos fazer uma corrente do bem com informações uteis e saudáveis.

Até o próximo artigo.

Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus

Veja também:



Um comentário:

  1. Esse seu post está perfeito.
    Ótimas dicas.
    Bom para a estética, mas principalmente para a saúde.
    Aproveitando a visita, quero te convidar pro sorteio de aniversário do meu blog.
    Link: http://www.caprichosbyneli.com/2016/11/sorteio-de-aniversario.html
    E tem tb outro sorteio indo na página principal do blog.
    Bjs

    ResponderExcluir

addthis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...