Dicas da Cema: 10 dicas bacanas para economizar água

10 dicas bacanas para economizar água


10-dicas-bacanas-para-economizar-água-capaOlá amigas e amigos.
A palavra da vez é economia. Seja em alimentos, dinheiro, energia ou água.
Com o avanço da população mundial e as mudanças climáticas acontecendo constantemente, não estamos mais na era do desperdício e sim do reaproveitamento, da reciclagem e da economia, ou seja, do consumo de maneira consciente e realmente necessária.

Por esta razão vou deixar aqui algumas dicas para economizar a água.
Esta economia ajuda tanto no meio ambiente como na despesa doméstica, pois consumindo menos, a conta de água diminui também e além de ajudar o planeta,
você ainda fica com uma sobrinha em dinheiro pra utilizar em outra coisa que te faça feliz!

Então vamos às dicas para economizar água:


  1. Caça aos vazamentos


Em primeiro lugar, você deve verificar possíveis vazamentos.
Para isto, feche todas as torneiras, chuveiro e tudo o mais e verifique o hidrômetro. Se este estiver correndo, mesmo com as torneiras fechadas é bem possível que esteja ocorrendo algum vazamento.

10-dicas-bacanas-para-economizar-água-torneira

  1. Torneiras pingando


Parece pouca uma gotinha a cada 10 ou 20 segundos. Só parece, pois este pinga pinga contínuo pode alcançar vários litros no final do mês  e além do desperdício, aumentar sua conta em uma quantidade que você não utilizou. Verifique e caso tenha torneiras assim, providencie a manutenção. A economia vai reembolsar o custo com o conserto rapidinho.


  1. Lavando a louça e economizando água


Uma boa dica na hora de lavar a louça é retirar o excesso de sujeira com um papel toalha ou guardanapo, ou  mesmo uma esponja antes de começar a ensaboar.
Depois disso ensaboe as peças de preferência todas de uma vez. Na hora de enxaguar, coloque-as dentro de uma bacia de cozinha e abra a torneira pouco, retire o sabão e a água que ficar você pode reaproveitar para jogar na calçada, pois o excesso de gordura você já retirou previamente com a esponja ou guardanapo.

  1. Banho rápido, economia dupla


Na hora do banho, depois de um dia de trabalho cansativo e corrido, nossa tendência e ficar em baixo do chuveiro, relaxando e deixando a água correr. Isto é muito gostoso sim, porém  não é o ideal, nem para o planeta, nem para o bolso!
O Chuveiro é responsável por uma grande porcentagem do consumo de água e de energia elétrica de uma residência.
Uma boa dica para os esquecidos é molhar o corpo, desligar o chuveiro e se ensaboar e somente depois abrir novamente para enxaguar.
O tempo ideal para um banho sem desperdícios é de 5 a 8 minutos. Nos dias em que for lavar os cabelos acabamos por demorar alguns minutinhos a mais.
Experimente controlar o tempo com um despertador, no começo é ruim, mas como tudo que fazemos repetidamente acaba se tornando um hábito, logo você estará tomando seu banho em um tempo ideal e sem desperdício.
E quando chegar a conta no final do mês você terá duas alegrias, o valor a menor e a consciência tranqüila por evitar o desperdício.

  1. Lavando o cabelo


Se você pode se dar ao luxo de lavar os cabelos em um salão de beleza, seria o ideal, pois nos salões os lavatórios já são projetados de forma que economizam na hora de lavar, pois o procedimento padrão é o mesmo, molhar, fechar a água. Aplicar shampoo, os procedimentos de lavagem e então abrir a água, geralmente repetindo o procedimento por duas vezes.
Porém, se você não costuma lavar no salão e prefere lavar os cabelos em sua casa,
Procure fazer da mesma forma que o banho, molhe os cabelos, desligue o chuveiro para aplicar o shampoo, e também depois na hora de aplicar o condicionador. Pode parecer uma economia boba, mas experimente deixar uma bacia em baixo do chuveiro enquanto faz isto que você verá o tanto de água que estava indo embora pelo ralo antes dessas mudanças.

  1. A hora de lavar a roupa suja


A máquina de lavar, essa companheira que muito nos ajuda, pode também ser uma amiga na hora de economizar. Você pode reservar a água do último enxágüe para a próxima lavagem, ou também pode aproveitar esta água para lavar calçadas, quintal e o banheiro. Isto serve também para quem não lava na máquina, podendo ser reaproveitada a água de enxágüe do tanquinho ou do tanque mesmo.

10-dicas-bacanas-para-economizar-água-sorriso

   7. Sorriso limpo



Escovar os dentes com barulho de cascata, nem pensar. Uma pessoa que escova os dentes com a torneira meio aberta por 5 minutos gasta em média 12 litros de água, sem perceber...
No entanto, se apenas molhar a escova e fechar a torneira, e na hora de enxaguar a boca utilizar um copo de água ao invés de levar a água até a boca com as mãos enquanto a torneira chora suas últimas gotas, a economia pode chegar até a 11,5 litros!
O consumo cairá para em média ½ litro de água, em um único dia por pessoa , imagina em uma família de 3 pessoas multiplicando por 30 dias! Seriam 1035 litros aproximadamente.

 8. Descarga consciente


Na hora de dar descarga no vaso sanitário, não use a toa, pois bastam 6 segundos para que se consuma 30 litros de água. Evite usar o vaso como lixeira, não jogue cinzas de cigarro ou coisas que posam ser jogadas no lixo, para assim evitar acionar a descarga sem a devida necessidade. Mantenha a válvula da descarga sempre bem regulada para que não fique vazando água sem ser acionada.

 9. De rosto e consciência limpas


Você sabia que um minuto lavando o rosto  com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água? Experimente não demorar.
E para os homens também, na hora de se  barbear,  bastam 5 minutos com a torneira meio aberta que já se vão 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.


10-dicas-bacanas-para-economizar-água-carro

  1. Lavando o carro

Procure lavar o carro com um balde ao invés de mangueira. Se você levar até 30 minutos ao lavando o carro, com a mangueira não muito aberta, o consumo de água médio é de 216 litros. Se a torneira estiver com  meia volta de abertura, o hidrômetro marcará uma media de 560 litros consumidos. Utilizando um balde, este consumo pode chegar a uma media de 40 litros.


Economizar água é bom para todos!
Bom para você, para sua família, para o planeta que você vai deixar para  seus filhos e netos, além de ajudar bastante no orçamento doméstico!
Espero que tenham gostado das dicas, um grande abraço e até o próximo artigo.
As estatísticas de consumo de água mencionadas neste artigo foram retiradas do site sabesp.com.br, uso racional da água.



Veja tambem: 

Cabelos crespos e cacheados- Como manter bonito, brilhoso e hidratado

Queda de cabelo-causas e receita caseira para combater que funciona mesmo!

Sobrancelhas-15 modelos para você se inspirar

Gravidez- o que comer durante a gestação


2 comentários:

  1. Cema, suas dicas são realmente efetivas e fáceis de serem praticadas. Se cada um de nós fizesse nossa parte, economizando não só água, mas todos os recursos naturais, todo mundo viveria muito melhor. Parabéns pelas dicas. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Vania, é trabalho de formighuinha mas se cada um fizer a sua parte deixaremos um lugar melhor para nossos filhos, seja sempre bem vinda bjos :)

      Excluir