Dicas da Cema: Dieta Dukan- conheça a nova escada nutricional

Dieta Dukan- conheça a nova escada nutricional




A dieta Dukan ficou bem conhecida após algumas celebridades de nome declararem publicamente que se utilizaram dela para enxugar alguns quilinhos a mais.
Entre elas a Duquesa de Cambridge Kate Midleton, a pop star Jennifer Lopez e até o apresentador Augusto Liberato.

Mas o que á Dieta Dukan?


A dieta tradicional, baseada nas quatro fases, sendo duas para emagrecimento e duas para manter o peso e evitar o efeito sanfona é a mais conhecida .
Esta dieta é bem explicada no livro “Eu não consigo emagrecer”  do Dr Pierre Dukan.
Ela é bem restritiva e segundo as
pessoas que já fizeram , tem um bom resultado, porém é difícil de seguir.

Mais fácil de seguir


Por esta razão , o Dr Pierre, já vem testando a algum tempo uma nova versão desta dieta, com maior flexibilidade na alimentação, porém com resultados satisfatórios.
Segundo o site oficial francês responsável por orientar e acompanhar on line as pessoas que querem fazer a dieta Dukan, entre seus usuários que optaram por fazer a escada nutricional a perda é em média de 800 gramas por semana.

Para esta dieta ainda não tem o livro disponível traduzido para o português e também não está disponível no site de emagrecimento on line da dieta Dukan aqui para nós brasileiros.
Porém, fiz algumas pesquisas e vou deixar aqui para quem possa interessar as mudanças desse método.

Fases da primeira versão da Dieta Dukan


Na primeira versão, a pessoa fazia uma fase de Ataque, apenas baseado em proteínas, mais precisamente 11 grupos específicos que se consome à vontade, o mais puras possível, nada de gorduras, açúcares, frutas, verduras , carboidratos, nada disso é permitido.

O tempo em que a pessoa fica nesta fase é definido de acordo com a necessidade de cada um e para  calcular este tempo, no próprio livro, Dr Pierre recomenda que a pessoa calcule o peso ideal no site da Dieta. Depois passa por uma fase de cruzeiro, que dura até que se obtenha o peso ideal, onde a pessoa passa a poder incluir em dias alternados, dias de proteínas puras e dias de proteínas com legumes.

Depois disso vem a consolidação, que dura de acordo com o emagrecimento, 10 dias para cada quilo perdido, e é fundamental para que a pessoa não recupere todo o peso e enfim a estabilização.

 Esta é acompanhada de algumas exigências que a pessoa terá de seguir pelo resto da vida. São coisas simples mas fundamentais, como por exemplo consumir uma quantidade de farelo de aveia todos os dias, e um dia por semana se alimentar somente de proteínas.

Como vocês podem ver, não é tão fácil de seguir, embora muitos que a seguem afirmam que os resultados são compensadores ao sofrimento.
Justamente para atender a necessidade destas pessoas, que não tem tanta pressa em perder peso, ou talvez por não terem conseguido seguir a tradicional dieta das quatro fases, o Dr Pierre criou a escada nutricional.

A Nova Dieta Dukan e a escada nutricional


Nesta Nova dieta Dukan, as fases são implementadas todas dentro da mesma semana e recomeçam a cada semana seguinte até que se obtenha o peso desejado.

Sendo assim, a dieta funciona da seguinte forma:

A segunda-feira é só de proteínas puras, as mesmas que são permitidas na fase de ataque.

A terça-feira já pode ter legumes e verduras, mas somente as  permitidas na fase de cruzeiro.

Já na quarta-feira você  pode comer uma fruta, como ocorre na fase de consolidação.

Na quinta-feira finalmente , é a vez de entrar uma fatia de pão integral, que na dieta anterior só era permitido  a partir da fase de consolidação.

Na sexta-feira pode incluir o queijo com até 20% de gordura.

No sábado,  entra uma porção de carboidrato, ou feculentos como é chamado pelo dr Pierre no livro.

No domingo, é permitido ter uma refeição de gala, que inclui tudo, todos os grupos.

Além das refeições baseadas nos grupos alimentares a caminhada diária que já era incluída na versão anterior da dieta também nesta nova dieta Dukan crescendo gradualmente.

Pelo que pude entender de acordo com o  site Francês, esta inclusão é gradativa, começa apenas com as proteínas e vai se acrescentando uma novidade a cada dia, conforme a imagem abaixo.


  
Nesta nova Dukan também entra a fase de consolidação, que também mantém o esquema de dez dias de consolidação para cada quilo perdido, mantém a caminhada diária e também a base de proteínas e legumes.
Este método, segundo o site francês da dieta Dukan, tem a intenção de ensinar a pessoa gradualmente a comer melhor, entendendo cada grupo alimentar a medida que vai acrescentando cada um passo a passo.


Para quem for optar por tentar, vale lembrar que estas informações forma retiradas do site e de pesquisas, e que não existe ainda disponível oficialmente para o Brasil nenhuma informação a respeito desta nova dieta.
Também é importante esclarecer que não estou recomendando, avaliando ou sugerindo que ninguém faça esta ou aquela e sim informando e repassando o que encontrei sobre o método.
Um abraço e até o próximo artigo.




Fontes: regimedukan.com/l-escalier-nutritionnel
entretenimento.r7.com/blogs/emagrece-bolotinha/conheca-a-nova-dieta-dukan-lancada-este-mes-na-franca-20140319



Veja também:

Mel - Hidratação para os cabelos





Um comentário:

  1. Use Nosso novo agregador de Links http://agregadordelink.com/ divulgamos todos os blogs participante na nossas paginas do Facebook. Uma dela e essa aqui https://www.facebook.com/Blogahnaoburro
    Seja Bem vindo

    ResponderExcluir