Dicas da Cema: 7 Alimentos que a Mulher Deve Adicionar à sua Dieta

7 Alimentos que a Mulher Deve Adicionar à sua Dieta

Alimentação saudável e inteligente para combater a TPM


Alimentos-que-a-Mulher-Deve-Adicionar-à-sua-Dieta




Oi meninas, tudo bem com vocês? Animadas para o nosso projeto?
Espero que sim, se ainda não esta participando da tempo de participar, veja detalhes aqui: Projeto magra e Bonita com a Cema-O Inicio

Lembrando que se aproxima o  dia 8 de março, o dia internacional da mulher, pensei em fazer um artigo que vai nos ajudar sobre um tema que sempre nos preocupa e causa dor...

O que nos faz sofrer bastante e que são poucas mulheres que escapam dela é a tal da TPM (Tensão Pré Menstrual), por isso preparei uma lista de alimentos para reduzir o risco de sentir os sintomas da TPM e as cólicas menstruais.

Para se ver livre ou ao menos diminuir os sintomas da TPM, adicione estes sete alimentos saudáveis, como a sementes de abóbora e quinoa na sua dieta ainda hoje e comece a notar a melhora na sua saúde e seu organismo.


Entre o inchaço, a cólica, desejos, mudanças de humor, este tempo do mês geralmente não é a melhor semana na vida de qualquer mulher. 



Sintomas pré-menstruais fazem a nossa dieta sair do controle por muitas vezes, afinal quantas vezes você já se pegou com as mãos no pote de biscoitos ou naquela barra de chocolates, ou o sorvetes durante a TPM?

E para quem esta acompanhando o Projeto Magra e Bonita com a Cema, nós temos um compromisso com nós mesmas de melhorar a qualidade de vida em um ano, não podemos ceder a estas tentações nem mesmo com a desculpa de melhorar a TPM.

Benefícios de comer corretamente


Alimentos-que-a-Mulher-Deve-Adicionar-à-sua-Dieta2


A alimentação saudável otimiza sua energia, relaxa e diminui o stress, melhora seu humor e ainda alivia os sintomas da TPM e de quebra, ainda diminui o peso excedente.

Não é tão complicado aderir a uma dieta saudável e equilibrada, ou comer direito.
Para isso você pode ir incluindo aos poucos na sua rotina alimentos saudáveis.

Veja na imagem ao lado alguns exemplos de alimentos saudáveis principalmente para as mulheres em período pre menstrual e período menstrual.



Como ficam os hormônios durante a TPM e período menstrual


As mulheres tendem a comer comidas não saudáveis (Comida não saudável) antes e durante o seu período menstrual devido à flutuação hormonal. 

Os hormônios estrogênio, testosterona, progesterona e os principais hormônios reprodutivos vão para baixo, e permanecem em níveis baixos durante o ciclo menstrual. 

E são por conta dessas alterações hormonais que ocorrem a ansiedade, o descontrole emocional e a falta de paciência e de humor repentina.

Para evitar estas alterações hormonais é necessário incluir alimentos que ajudem a equilibrar o corpo e nutrir o organismo.

Embora possa parecer difícil caber todos esses nutrientes específicos em sua dieta, sugere-se manter uma dieta equilibrada todos os dias para obter todos os seus nutrientes nos alimentos de cada dia.

Para isso recomenda se comer frutas e legumes em tantas refeições quanto possível para obter uma variedade de cada alimento.

Procure ter sempre frutas da época e legumes da temporada ou de for comprar alimentos congelados, verifique na data de embalagem os que são embalados mais recentemente para obter uma variedade de vitaminas e minerais diariamente.

Os sete alimentos para melhorar os sintomas da TPM


Para prevenir e lidar com os sintomas da TPM, substitua desejos seriamente insalubres com estes sete alimentos saudáveis, adicionando-os em sua dieta para consumir a quantidade adequada de nutrientes necessários.

Salmão: Omega-3 ácidos graxos

Alimentos-que-a-Mulher-Deve-Adicionar-à-sua-Dieta3Salmão, e outros peixes de águas profundas são uma boa fonte de ômega-3, os ácidos graxos que têm benefícios para o coração, o sistema vascular e que alem disso, também podem fornecer alívio menstrual.
Em 1996, um estudo publicado por Obstetras e Ginecologistas descobriu que mulheres que receberam uma dose diária de 6 gramas de óleo de peixe, contendo 1.080 miligramas (mg) de EPA e 720 mg de DHA, tinham  experimentado dores significativamente menores em seu período menstrual, durante o tempo em que fizeram uso do óleo de peixe como suplemento da alimentação.
O estudo foi feito com mulheres que estavam entre 15 a 18 anos de idade e consumiram as pílulas por 2 meses.

Brócolis: Alto teor de fibras

Alimentos-que-a-Mulher-Deve-Adicionar-à-sua-Dieta4
Este vegetal tem um alto teor de fibras que podem realmente aliviar o inchaço do período menstrual.  O brócolis contém cálcio, vitaminas A, C, B6 e E, potássio e magnésio,  nutrientes que ajudam a aliviar os sintomas da TPM.

Com uma dieta rica em alimentos de origem vegetal, com uma ênfase para o Brócolis, você  reduz significativamente as cólicas do período menstrual e durante a TPM. Os efeitos dos sintomas e cólicas que correm devido às influências da dieta sobre a atividade de estrogênio, são aliviados com a alimentação mais saudável.

O Brócolis é 91 por cento de água, em peso, ajuda a eliminar o inchaço, os gazes e a  fadiga. 
É bom ficar longe do sal e alimentos salgados que podem agravar os sintomas da TPM . O sal pode causar inchaço e retenção de água, portanto o sal pode fazer esses problemas e sintomas da TPM e período menstrual  piorarem.

Bananas e Sementes de abóbora: Magnésio

As sementes de abóbora não são apenas uma iguaria ,  estas sementes podem ajudar a aliviar a retenção de água e melhorar o humor, devido ao seu teor de magnésio, e sua capacidade para regular os níveis de serotonina. 
O magnésio é uma ótima maneira de diminuir a retenção de água durante a TPM.

Alimentos-que-a-Mulher-Deve-Adicionar-à-sua-Dieta5
As bananas são conhecidas por serem ricas fontes de potássio, mas também tem um elevado teor de magnésio. 
Este fruto é conhecido por ser uma ajuda natural do sono, uma vez que contém melatonina que ajuda a regular os ritmos naturais do corpo, e proporcionar uma boa noite de descanso.

Dor e sono é um ciclo vicioso como a dor interrompe o sono, e a falta de sono faz com que a dor piore. Comer bananas pode ajudar a combater a ambos, olha só que maravilha, quantos benefícios uma banana  pode trazer ao organismo.

Quinoa: Vitamina B

A Quinoa recentemente se tornou a nova estrela do alimento na saúde, pois é rica em proteínas que contêm todos os nove aminoácidos essenciais, e duas vezes mais fibras como a maioria dos outros grãos. 
Ela pode ser consumida tanto na forma de cereal, como substituto do arroz, como em forma de farinha para acrescentar em pães e bolos ou mesmo com iogurte e frutas.
O hidrato de carbono complexo ajuda a regular o humor e estimula a produção de energia, alem disso a quinoa é rica em ferro e vitamina B12. 

Um estudo feito em 2010 publicado nos Archives of Internal Medicine descobriu que aqueles que seguiram uma dieta low-carb eram mais propensos a estarem deprimidos, ansiosos ou irritados dos que aqueles que consumiram grãos inteiros em uma base diária. 
Acredita-se que carboidratos podem promover a produção de serotonina - a substância química do cérebro que faz sentir-se bem - o que ajuda comedores de carbo a se sentirem mais felizes e mais fortalecidos do que suas contrapartes. Claro que tudo na medida certa, sem exageros de consumo.

Leite e ovos, Desnatado e baixo teor de gordura: cálcio e vitamina D.


Alimentos-que-a-Mulher-Deve-Adicionar-à-sua-Dieta6
Cálcio e vitamina D, são nutrientes que caminham lado a lado para reduzir os sintomas da TPM. 
Um estudo publicado em 2005 nos Archives of Internal Medicine, notou que uma alta ingestão de cálcio e vitamina D pode reduzir o risco de TPM e sintomas pré menstruais.
Estes pesquisadores recomendaram ter quatro porções de leite desnatado, suco de laranja, ou laticínios com pouca gordura, como iogurte, para obter a quantidade adequada de vitamina D, que é de 400 unidades internacionais por dia.
 A vitamina D ajuda a aumentar o sistema imunológico, combatendo os danos dos radicais livres e com isso, diminuindo as células cancerosas. Alguns exemplos de alimentos saudáveis e ricos em vitamina D são:
Peixes, cogumelos e gema de ovo.

Unidos e relaxantes para combater a TPM


A vitamina D junto com o cálcio pode atuar como um relaxante do músculo liso, que é excelente para quem esta em TPM ou sofre com as cólicas do período mesntrual.
Um exemplo de alimentos ricos em cálcio são as verduras, os queijos, amêndoas, soja, sementes de gergelim e leite. 

Altos níveis de vitamina D e cálcio em conjunto ajudam a afastar os sintomas da TPM.

É importante acrescentar gradualmente esses alimentos à sua dieta para não sobrecarregar-se com a manutenção de uma dieta equilibrada, e para aliviar a dor do período menstrual e da TPM. 

Combatendo a barriguinha e adquirindo saúde


Outro fator interessante para saúde da mulher,é evitar o acumulo de gordura na região visceral. Ter um pouco de barriga é normal, porem a gordura visceral em excesso é prejudicial à saúde, por isso as mulheres tem que se atentar em diminuir a barriga pela saúde mais do que pelo motivo estético.


Como perder barriga é o desafio para muita gente. O que muita gente não sabe é que para perder barriga é necessário alem de exercícios, dieta especifica  e sono saudável. Nada de dormir pouco ou dormir demais. No mínimo 6 horas e no Maximo 10 por noite são suficientes, mas o ideal são 8 horas de descanso diárias.

No dia Internacional da Mulher nada melhor do que buscar um momento para cuidar da gente, em especial da saúde e beleza. 

Portanto, se você ainda não está fazendo parte do #ProjetoMagraEBonitaComACema aproveita que ainda estamos no começo e entra com a gente , no próximo dia internacional da mulher você já vai estar bem mais cheia de alto estima, com quilinhos a menos para quem deseja perder peso e cheia de novidades e dicas para se manter cada dia mais feminina e linda.

Para saber mais detalhes, assista o vídeo de apresentação do projeto aqui abaixo, se inscreva no canal e fique ligado, toda semana tem dicas e orientações para quem quer ficar mais magra e bonita.




Entre na pagina do Facebook e coloque ali na foto que esta fixada no topo as suas metas para o projeto, curta a pagina e acompanhe aqui no blog, no canal e no face as muitas dicas e novidades para melhorar a auto estima e perder peso. 

E se você é uma gordinha que não deseja perder peso mas quer participar do projeto pode vir também, porque vem por ai dicas de beleza, cabelos, unhas e muito mais para você se sentir bonita do jeito que quiser, magrinha, gordinha o importante é se amar estar saudável e se sentir feliz com você mesma.
Um abraço e até a próxima dica.

Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:






Um comentário:

  1. Parabéns pela dedicação em trazer conteúdo de qualidade para seus visitantes. O dia Internacional da Mulher muitas vezes não é lembrado, mas é uma data interessante para cuidar da saúde e se sentir especial. #RosiFeliciano

    ResponderExcluir