Dicas da Cema: Chocolate vilão ou amigo? conheça os Benefícios do Chocolate

Chocolate vilão ou amigo? conheça os Benefícios do Chocolate

6_Benefícios_ do_ Chocolate_ Escuro


Chocolate, o "alimento dos deuses"


Chocolate é uma delícia! É na época da Páscoa que o desejo por chocolate aumenta, pois você encontra chocolate por todo lado, acompanhe nesse artigo 6 benefícios do chocolate.

Se você é daquelas pessoas que gostam de chocolate escuro, aqueles com cacau de mais de 60% ​​e um sabor amargo, então você está trazendo muitos benefícios para sua saúde.

Chocolates são feitos de partes da árvore do cacau que em latim é conhecido como "Theobroma cacao" e derivado das palavras gregas theo que significa deus e brosi o que significa comida. Que literalmente se traduz em "alimento dos deuses".

Não é de admirar que você não possa virar as costas para o chocolate! Depois de sentir o gosto alucinante do chocolate que quase te consome, você vai descobrir que faz fronteira com o reino de alimentos saudáveis.

As amêndoas de cacau processadas ​​têm elevadas propriedades antioxidantes e o chocolate escuro é rico por conta desses antioxidantes.

O chocolate escuro é feito a partir dos grãos de cacau, matérias que são uma rica fonte de flavonóides epicatequina, uma sub-categoria de um grupo maior de fitoquímicos conhecidos como Flavonoides que são essencialmente antioxidantes .
O flavonoide epicatequina do chocolate amargo,
que também é encontrado no chá verde, estimula o aumento do bom colesterol, HDL, e a diminuição do ruim, LDL.





6_Benefícios_ do_ Chocolate_ Escuro_2






O que os flavonoides essencialmente fazem é um trabalho contra os radicais livres inibindo mudanças negativas no corpo.

Os flavonóides tem sabor amargo, por isso quanto mais amargo seu chocolate é, mais rico em todos estes antioxidantes ele será. São estes flavonóides que melhoram a função vascular, melhoram a função cognitiva e fornecem proteção ultravioleta para a pele.


O chocolate escuro também tem alta concentração de um alcalóide chamado teobromina, também encontrado no café. A teobromina tem propriedades estimulantes e efeitos relaxantes.


Ele pode dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.


Se isso não fosse suficiente, o chocolate escuro também é rico em fibras solúveis, antioxidantes, fibras, ferro, magnésio, cobre, manganês, potássio, fósforo, zinco e selênio.

>>Gorduras no chocolate escuro





Sim, é verdade que o chocolate escuro é rico em gordura e calorias, mas não é o tipo de gordura que vai te tornar obeso, mas é um bom tipo de gordura que vai ajudar o seu corpo. 


6_Benefícios_ do_ Chocolate_ Escuro_3

Atualmente por conta do elevado preço da manteiga de cacau muitos fabricantes tem substituído a manteiga por gordura hidrogenada em sua composição, o que reduz os benefícios da gordura boa do chocolate.
O chocolate escuro que é feito com manteiga de cacau e é diferente (em termos de suas propriedades de gordura) de outros tipos de óleo e manteiga. É constituída essencialmente por ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico.


Ácidos esteáricos e ácidos palmítico são ambos as gorduras saturadas, mas ao contrário de ácidos gordos saturados a mais, eles não elevam os níveis de colesterol no sangue.
O ácido oleico é um tipo de gordura monoinsaturada, que pode até mesmo ajudar a diminuir o colesterol.




O nível de gorduras saturadas em chocolates sobe quando o leite é adicionado a ele, razão pela qual os chocolates escuros são muito mais saudáveis.










Nutrientes
Chocolate amargo - 30 g
Chocolate meio amargo - 30 g
Chocolate ao leite - 30 g
Chocolate branco - 30 g
Calorias
179 calorias
164 calorias
160 calorias
162 calorias
Proteínas
2.34 g
1.4 g
2.3 g
1.76 g
Gorduras totais
12.79 g
9.4 g
8.9 g
9.6 g
Carboidratos
13.77 g
18.35
17.8 g
17.7 g
Açúcar total
7.2 g
14.3 g
15.4 g
17.7 g
Fibras
3.3 g
2.1 g
1 g
0.1 g
Cálcio
22 mg
17 mg
57 mg
60 mg
Ferro
3.57 mg
2.4 mg
0.7 mg
0.07 mg
Magnésio
68 mg
44 mg
19 mg
4 mg
Fósforo
92 mg
62 mg
62 mg
53 mg
Potássio
214 mg
168 mg
112 mg
86 mg
Sódio
6 mg
7 mg
24 mg
27 mg
Zinco
0.99 mg
0.6 mg
0.69 mg
0.22 mg
Vitamina K
2.2 mcg
2.4 mcg
1.7 mcg
2.7 mcg
Cafeína
24 mg
13 mg
6 mg
0
Gordura saturada
7.3 g
5 g
5.5 g
5.8 g
Gorduras monoinsaturadas
3.8 g
2.8 g
2.1 g
2.7 g
Gorduras poli-insaturadas
0.37 g
0.3 g
0.4 g
0.3 g
Gorduras trans
0.009 g
0.034 g
0
0
Colesterol
1 mg
2 mg
7 mg
6 mg
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. 



Mas se você anda tem receio de comer chocolate por conta do teor calórico, veja estas receita de brigadeiro light  e crepioca de chocolate que vão te ajudar a se manter na dieta comendo chocolate

>>Brigadeiro light rápido fácil e gostoso com apenas 15 calorias




>>Crepioca light de chocolate






Poderá gostar de :
Pele Oleosa - Como controlar  

>>Benefícios do chocolate escuro

Se o maravilhoso sabor do chocolate escuro não era motivo suficiente para você devorar chocolate escuro, aqui estão seis motivos a mais que vai fazer você se perguntar por que você não está comendo um pedaço agora.




1.Baixa Pressão Arterial - 

A pesquisa sugere que o alto teor de magnésio no chocolate escuro pode ajudar a baixar a pressão arterial. Estudos também sugerem que comer chocolate escuro aumenta o nível de óxido nítrico no corpo.
O óxido nítrico é uma substância que ocorre naturalmente em seu corpo e que atua em pequenos receptores em nossos vasos sanguíneos e ajuda-os a dilatar, assim, reduzindo a pressão arterial em geral.
Um estudo descobriu que pessoas que comem o chocolate escuro por um curto período de tempo apresentam uma queda na pressão arterial por 2 milímetros de mercúrio.



2. Pode ajudar a diminuir o colesterol - 

Estudos mostram que quantidades moderadas de chocolate escuro podem reduzir o LDL, que é o colesterol ruim e aumentar o HDL, que é o colesterol bom.
Este, por sua vez ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e um acidente vascular cerebral.
Veja como: O LDL se acumula no interior das artérias, formando depósitos de placas e estreitando as artérias, esta condição pode levar a um ataque cardíaco.
Portanto, se o chocolate escuro pode reduzir LDL, eles podem, eventualmente, reduzir o risco de um ataque cardíaco.


3. Melhorar a função cerebral - 

Ele pode ajudá-lo a se concentrar, aguçar a sua memória e proteger seu cérebro do envelhecimento.
Um estudo descobriu que comer chocolate escuro aumenta o fluxo sanguíneo para algumas áreas do cérebro por algumas horas, pelo menos, o que leva diretamente a aumentar o desempenho em tarefas e estados de alerta geral.

Outro estudo descobriu que comer chocolate amargo diariamente (em quantidades moderadas, é claro) pode aumentar a sua memória em quase 30% e também suas habilidades para resolver problemas.


4. Melhora a saúde do coração - 

Um estudo descobriu que o chocolate escuro promove um coração saudável.
O estudo concretizado por pesquisadores, descobriu que o chocolate escuro restaura a flexibilidade das artérias e, ao mesmo tempo, impede que as células brancas do sangue se alojem nas paredes dos vasos sanguíneos.


5. Prolonga a sensação de saciedade- 

A pesquisa mostra que os chocolates escuros têm altos valores de saciedade e, portanto, eles fazem você se sentir completo por um longo tempo.
Eles são ricos com AGM'S (ácidos graxos monoinsaturados) que são conhecidos por aumentar o seu metabolismo e queimar gordura.
Quando consumido em quantidades moderadas, o chocolate escuro é conhecido por atrasar o processo de digestão e eliminar os desejos.


6. Mantenha o seu peso sob controle - 


Um estudo olhou para a dieta de 1000 pessoas e descobriram que aqueles que comiam chocolate escuro algumas vezes por semana eram, em média, mais magros do que aqueles que comiam ocasionalmente.
Os pesquisadores passaram a dizer que mesmo que o chocolate escuro seja carregado com calorias, ele contém ingredientes que podem favorecer a perda de peso.

Outro estudo, disse que se você comer chocolate escuro como sobremesa após as refeições, isso poderá colaborar para reduzir o ganho de peso.



Olha essa delicia de receita com chocolate  do canal da Tata Pereira

Ovos de páscoa de colher




Alem desses benefícios o chocolate escuro meio amargo ou amargo é :


6_Benefícios_ do_ Chocolate_ Escuro_4


Leia estes também

Como vimos o chocolate tem vários benefícios e inclui-lo na dieta é uma forma sabia principalmente se você gosta muito dessa guloseima e sofre com a falta dela.
O melhor método para ter o peso ideal é não se privar das coisas que você gosta e sim comer com mais sabedoria controlando a quantidade e a ansiedade.



Se você tem muita ansiedade por doce, coma sempre uma fruta 10 min antes de ir para uma sobremesa seja de chocolate ou não, dessa forma você terá mais controle e sucesso na dieta para emagrecer.

O chocolate não é engordativo se você usar de maneira correta. Você pode consumir até 25 gramas por dia, acima de 75% de cacau, sempre de cor mais escuro e meio amargo.



Dessa forma ele traz mais benefícios à saúde e vai ajudar você a emagrecer por varias razões como: diminui a saciedade por doces, diminui a fome, acelera o metabolismo e outros.

Se você trabalha muito, tem uma rotina agitada, é um atleta ou gosta de fazer exercícios, no seu caso o chocolate vai ajudar e dar bastante energia e disposição e lembre-se de combina-lo com frutas, iogurte, utiliza-lo em pó adicionando ao leite de manha ou comer uma pequena barra de 25 gramas após o almoço.

Além do chocolate existem outros alimentos que promovem o alivio do estresse e ansiedade. Assista o vídeo e conheça os melhores alimentos para aliviar esses e outros sintomas:

Um comentário:

  1. Parabéns pelas dicas do blog, páscoa é uma data caracterizada por chocolate, o que muitos não sabem é que chocolate também possui benefícios para saúde se consumidos corretamente. #Rosi Feliciano

    ResponderExcluir