Dicas da Cema: Farinha de coco benefícios e como fazer

Farinha de coco benefícios e como fazer

Farinha-de-coco-benefícios-e-como-fazer


Oi amigas e amigos, vamos falar hoje sobre a farinha de coco.
A farinha de coco não é a mesma coisa que o coco ralado, sua consistência é bem mais fina.
Além do sabor e aroma natural do coco que a farinha de coco deixa nos pratos e receitas em que ela é utilizada, seu consumo também traz vários benefícios à saúde.

Benefícios da farinha de coco


  • A farinha de coco é rica em fibras, portanto é um excelente auxiliar para quem sofre com o intestino preso.
  • Além disso, a quantidade de fibras existentes na farinha de coco ajuda a diminuir a absorção do LDL pelo intestino, o que auxilia na diminuição do mau colesterol.
  • A farinha de coco também é rica em ácidos graxos triglicérides da cadeia média, os TCM , que são mais rápidos para o corpo fazer a digestão, e com isso fica mais difícil de ficar estocado no organismo, já que o metabolismo é realizado diretamente no fígado.
  • O consumo da farinha de coco também auxilia na redução da gordura abdominal.
  • O uso da farinha de coco também é indicado para quem quer emagrecer, pois devido a sua grande quantidade de fibras , ela aumenta a sensação de saciedade.
  • As fibras da farinha de coco quando entram em contato com o liquido do aparelho digestivo, incham e formam um gel que envolve os alimentos que também estão em digestão e com isso dificulta a liberação da glicose na corrente sanguínea.
  • Sendo assim, a farinha de coco auxilia a emagrecer e também a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo um beneficio auxiliar para quem tem diabetes.
  • Outro beneficio da farinha de coco é que ela é livre de glúten, portanto também é uma aliada para quem tem a doença celíaca, que são pessoa que não podem consumir alimentos com glúten, ou ate mesmo para quem apenas quer evitar o glúten na alimentação.
farinha_de_coco_como_fazer_3

A farinha de coco é uma excelente opção para quem busca uma alimentação mais saudável.
Claro que mesmo alimentos considerados saudáveis e funcionais devem ser consumidos com sabedoria e moderação, pois alem da medida até a água é prejudicial.


O ideal segundo os nutricionistas é uma media de 24 gramas ao dia, isso para quem pretende consumir com iogurtes ou sucos e vitaminas, o que é equivalente a  mais ou menos duas colheres de sopa .

Informações nutricionais da farinha de coco 


Porção de duas colheres de sopa , 24 gramas
Quantidade por porção
Porcentagem VD(*)

Valor energético
76 Kcal
3,7%
Carboidratos
2,25g
1%
Proteínas
3,61g
7%
Gorduras totais
6,27g
11,5%
Gorduras saturadas
0,75g
2%
Gorduras trans
0g
0%
Fibra alimentar
9,1g
36,5%
Sódio
59mg
2,4%
*% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas

E para os mais céticos, existe um estudo cientifico publicado na revista “Innovative Food Science and Emerging Technologies” em 2006 chamado:
Innovative Food Science and Emerging Technologies 7 (2006) 309–317 Dietary fiber from coconut flour: A functional food –
(A fibra dietética a partir de farinha de coco:Um alimento funcional)
Esta disponível aqui nesse link.
http://globalresearchonline.net/journalcontents/v25-2/50.pdf

O estudo concluiu que fibra da farinha de coco produziu maior percentual de fibra (72,5%) do que quaisquer outros cereais, não produzir qualquer odor rançoso e a carga microbiana ,também dentro dos limites de segurança a fibra dietética o substancialmente derrubou  a glicose no sangue e teve o nível  reduzido e os parâmetros lipídicos das cobaias. Assim, a fibra preparada a partir de coco e presente na farinha de coco podem ser considerados alimento funcional para os seres humanos. Este é um resumo da conclusão na página  266 do estudo cientifico.

Como fazer a farinha de coco caseira



Para quem aprender a fazer a sua própria farinha de coco, livre de aditivos conservantes e produtos químicos, veja aqui neste vídeo o passo a passo para fazer a sua própria farinha do modo mais fácil e eficiente.
Neste vídeo eu estou ensinando o passo a passo para fazer a sua Farinha de Coco Caseira. Mostrei aqui para vocês o passo a passo de como eu faço em casa e como você também vai poder fazer a sua própria farinha de coco, livre de conservantes e aditivos químicos.




Esta farinha de coco é excelente para quem esta buscando substitutos para a farinha de trigo e para produtos que contem glúten.
A farinha de coco aumenta a sensação de saciedade, por ser rica em fibras também ajuda a regular o intestino, e NÃO contem glúten.

Com essa farinha de coco você pode fazer pães e bolos mais saudáveis .
A farinha de coco e um alimento funcional, ajuda a emagrecer, reduz o mau colesterol e o risco de diabetes. A farinha de coco também é recomendada para quem esta com diagnóstico de pré diabetes e mesmo para quem já é diabético.
Alem de todos estes benefícios a farinha de coco , ela também auxilia na digestão por conter bastante fibras e pelo óleo do coco presente na farinha.
Ela melhora o trato intestinal e a flora intestinal, e por conta disso também melhora a imunidade.


O bom da farinha de coco é que por ser bem leve , você pode também consumir ela com iogurtes, com salada de frutas, com sucos e vitaminas ou ate mesmo junto com a sua refeição sobre o prato de comida. A que eu faço aqui não coloco nada só a farinha, nada sal nem de açúcar. Ela não fica adocicada então combina tanto com pratos doces com em pratos salgados.

Sugestões de consumo e receitas com farinha de coco


Farinha de coco fica bem com iogurte, com frutas, com vitamina de frutas .
Substitua um copo de farinha de trigo por meio da farinha de coco em suas receitas de pães e bolos.
Acrescente a farinha de coco à sua granola.
Inclua a farinha de coco na sua receita de pão integral
Se você é dessas pessoas que (assim como eu) ama colocar farinha de mandioca  no prato na hora de almoçar, experimente colocar um pouco da farinha de coco , ela não e doce e combina bem com o arroz e feijão.

Veja esta receita fácil de bolo de coco com a farinha de coco
Ingredientes

Bolo de coco sem glúten
Farinha-de-coco-benefícios-e-como-fazer_bolo


4 gemas
4 claras em neve
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo ou demerara ou orgânico o adoçante tal&qual
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 xícara (chá) de farinha de coco
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

Em uma tigela, misture as gemas, o açúcar e o óleo de coco. Acrescente o leite de coco aos poucos.
Em seguida, acrescente a farinha de coco e mexa bem. Bata as claras em neve e delicadamente, agregue as claras e o fermento. Unte a assadeira com manteiga ou forre com papel manteiga, coloque a massa e asse em forno pré-aquecido a 180° por cerca de 30 minutos ou quando ao espetar o garfo saia limpo.

Esta receita é uma delicia para o lanche da tarde e é livre de glúten

Pão com farinha de coco e abobrinha – receita com baixos carboidratos


Farinha-de-coco-benefícios-e-como-fazer_pao


Ingredientes:

6 ovos;
¾ xícara de farinha de coco
½ xícara de óleo de coco derretido
½ colher de chá de sal
2 xícaras de abobrinha ralada
1 colher de sobremesa de orégano (opcional)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio ou 1 colher sopa de fermento químico
2 colheres de chá de vinagre de maçã
Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo de coco, o vinagre e a abobrinha. Reserve.
Misture a farinha de coco, o sal, orégano, e bicarbonato de sódio ou fermento em uma vasilha. Despeje o conteúdo do liquidificador sobre  ingredientes secos e misture bem.
Coloque a mistura em uma forma untada com manteiga e leve para assar em forno pré aquecido a 180o C por 50 minutos ou até que o garfo ao espetar o pão saia limpo e seco.


Como você pode ver existem várias opções de receitas que você pode usar a farinha de coco. 
Você pode também criar as suas receitas e adaptar para incluir a farinha de coco.
Espero que você desfrute da receita e use a farinha de coco em suas preparações.
Aproveite os benéficos desta farinha como alimento funcional e lembre se , sempre que comer algum alimento rico em fibras, beba água, pois as fibras sem a água ao invés de fazer bem podem e travar seu intestino.
Se você já usa a farinha de coco comente abaixo e me fale como você usa. Comente o que achou dessa dica e se este artigo foi útil para você, compartilhe e ajude mais pessoas a encontrar este conteúdo.

Um abraço e ate o próximo artigo!

Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:



2 comentários:

  1. Hummm, que delícia estas receitas, farinha de coco é tudo bom e dá para fazer muita coisa boa mesmo, beijos...

    ResponderExcluir