Dicas da Cema: Varizes - conheça os tratamentos e remedios mais eficazes

Varizes - conheça os tratamentos e remedios mais eficazes

varizes-tratamentos-eficazes-1



O que são varizes e vasinhos

Varizes são veias que ficam dilatadas e com a circulação insuficiente. Qualquer veia de qualquer parte do corpo pode ficar varicosa, porém o mais comum é que as varizes afetem as pernas e os pés. 

Pessoa que ficam em pé em um lugar só parado ou sentada em uma mesma posição por muito tempo são mais propensas às varizes nas pernas e pés, pois ficar assim aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo e força mais a formar as varizes.



varizes-tratamentos-eficazes-2



A questão é que as varizes ou mesmo os vasinhos não são um problema apenas estético. 
Em alguns casos as varizes causam dores nas pernas, cansaço e desconforto, e até em casos mais graves podem causar doenças , feridas na pele e ulcera varicosa.

As varizes ou vasinhos costumam aparecer através da pele e podem ser de coloração vermelho, roxo e azul. 

(VIDEO) O que são varizes



(VIDEO)O que são e como se formam as varizes




Principais causas das varizes e vasinhos


As varizes ou vasinhos podem ocorrer por uma série de fatores:
  • Hereditariedade
  • Trabalhos ou profissões que envolvem um ficar muito tempo em pé, como enfermeiros, cabeleireiros, estilistas, professores e trabalhadores da fábricas, etc
  • Obesidade
  • Influências e alterações hormonais da gravidez , puberdade e menopausa
  • O uso de pílulas anticoncepcionais
  • reposição hormonal pré e pós-menopausa
  • histórico de  coágulos sanguíneos e trombose
  • Condições que causam aumento da pressão no abdómen , como tumores, constipação , e roupas muito apertadas  como cintos, elásticos, cintas modeladoras, etc.
  • Veias profundas danificadas


varizes-tratamentos-eficazes-3


Também podem ocorrer por trauma ou lesão da pele, consequência de cirurgia da veia anterior, e até mesmo exposição excessiva e sem proteção aos raios ultravioletas.

Outros fatores de risco para varizes e vasinhos


As varizes e vasinhos costumam se desenvolver mais frequentemente nas mulheres do que nos homens. 

Outro ponto negativo é que eles aumentam em tamanho e quantidade junto com a idade. Estima-se que 30% a 60% dos adultos têm varizes ou vasinhos.



Cuidado com a Postura




Ficar na mesma posição seja em pé ou sentado durante várias horas favorece o aparecimento de varizes.



Evite cruzar as pernas quando estiver sentado pois esta postura diminui a circulação do sangue, que será prejudicada e mais propenso ao aparecimento de varizes.



Quando ficar em pé procure usar pequenos saltos de 2 a 3 cm no máximo, nada de saltos muito altos para o dia inteiro.


Estando sentada ou em pé procure sempre mover o pé, ou seja, apontar os dedos dos pés e trazê-los de volta para você constantemente para ativar os músculos e a circulação. 
As famosas meias de compressão podem ajudar na luta contra varizes. 
Você também pode visitar um fisioterapeuta para realizar uma drenagem linfática (Vai aliviar a dor temporariamente).



varizes-tratamentos-eficazes-4

 Os sintomas de varizes e vasinhos


Para saber se você tem varizes ou vasinhos e bom ficar atenta a alguns sintomas, pois nem sempre as varizes são visíveis através da pele. 
Muitas pessoas com varizes queixam-se de dor ou cãibras nas pernas. Outros sintomas comuns incluem cansaço, agitação, sensação de calor e queimar nas pernas, dor latejante, formigamento ou sensação de peso nas pernas.

(VIDEO) Mitos sobre varizes




Para aliviar a dor nas veias das pernas uma boa dica é elevar as pernas, deitada colocar um ou dois travesseiros sob as pernas. Isso vai aliviar a pressão da circulação e diminuir a dor e sensação de cansaço.

Para as mulheres, os sintomas costumam piorar durante o ciclo menstrual e também durante a gravidez. 

Outro sintoma não tão comum , mas que também pode ser um indicativo de varizes ou vasinhos é o aparecimento de inchaço, úlceras e escurecimento da pele, especialmente no tornozelo região. 

Ocasionalmente, as varizes podem formar um coágulo de sangue e isso deixa a região bem dolorida além da com inflamação da veia. Quando ocorre , é chamado de  tromboflebite .

 Opções de tratamento para varizes e vasinhos

Conheça algumas formas de tratamento para varizes e vasinhos:

Meias de compressão e apoio

varizes-tratamentos-eficazes-5
As meias são antigas conhecidas das mulheres para aliviar as dores, tratar e também prevenir o aparecimento de varizes ou vasinhos. 
Estas meias geralmente podem ser compradas em qualquer loja de material cirúrgico e em algumas farmácias. 
Você encontra modelos meia ¾ e 7/8 além da tradicional meia calça de compressão e suave compressão.  


Estilo de vida saudável


varizes-tratamentos-eficazes-6
Mudanças de estilo de vida, tais como alimentação livre de frituras, mais exercícios, incluir mais verduras verde escuro, manter o peso saudável e perder de peso se for necessário, além de caminhadas podem ajudar e muito a prevenir o aparecimento e a tratar varizes e vasinhos.






A escleroterapia  

Também conhecida como aplicação ou queima dos vasinhos, este procedimento não é coisa nova, na verdade já é efetuado como tratamento para varizes e vasinhos desde a década de 1930.
Uma das maneiras de fazer este procedimento que só pode ser feito por profissional especializado e devidamente credenciado é utilizando  uma solução altamente concentrada de solução salina (sal) ou um detergente feito especialmente que é injetado diretamente para dentro da veia, fazendo com que a veia a desapareça gradualmente, ao longo de três a seis semanas. 
O processo é simples, relativamente barato, e pode ser efetuada em regime de ambulatório. Outra maneira é utilizando uma espuma que traz o mesmo efeito e resultado.

(VIDEO)Tratamento de varizes com espuma




Lazer

O tratamento a laser endovenoso é um procedimento em que um laser de fibra pequena é inserida dentro da veia. Pulsos de luz laser são introduzidos no interior da veia, o que faz com que a veia a entre em colapso. 
O procedimento é feito em ambulatório sob anestesia local e deve ser feito somente por profissional habilitado e de confiança.

 Radiofrequência

  
Este procedimento de radiofrequência para tratar as varizes e vasinho é realizado através da inserção de um cateter que promove  aquecimento da parede da veia com temperatura controlada de energia por radiofreqüência,  e com  isso , ocasionando o fechamento da veia  doente fazendo com que o sangue se direcione para veias saudáveis. 

O cateter libera energia por radiofrequência na parede da veia, fazendo com que ela aqueça, e a vedação ocorra. O procedimento é geralmente feito em um ambulatório ou no escritório, às vezes sob anestesia local. Apesar de ser um procedimento considerado menos invasivo e simples, também deve ser feito pro profissional . 

Em se tratando da sua saúde sempre tudo deve ser feito por profissional, pesquisado antes e com boas referencias.

(VIDEO) Novas tecnologias no tratamento das varizes



Cirurgia

As técnicas cirúrgicas para o tratamento de varizes incluem ligadura (amarração de uma veia) e remoção (remoção de um longo segmento da veia). 
Um outro procedimento conhecido como  flebectomia , permite a remoção de grandes veias superficiais através de incisões muito pequenas que não precisam de pontos . 

A cirurgia pode ser executada utilizando anestesia local, da coluna vertebral, ou de anestesia geral. 
A maioria dos pacientes tem alta medica no mesmo dia do procedimento, pois é bem simples. A cirurgia é geralmente recomendada em casos onde a veia varicosa comprometida é grande.

Nem todo mundo  que possui varizes ou vasinhos sente dor ou outros sintomas incômodos, mas ainda assim é possível remover por razões estéticas.


Tratamento caseiro para melhorar as varizes e vasinhos


Para quem já sofre com esse problema além dos tratamentos de ambulatório e cirurgias acima também existem aquelas dicas caseiras e receitinhas que a nossa avó já fazia e que costumam também trazer um bom resultado.

Capsulas de Alho

varizes-tratamentos-eficazes-7
Incluir as cápsulas de alho na sua dieta é uma boa opção. 
O óleo de alho além de anti-inflamatório e antibiótico também ajuda a desinflamar as veias e consequentemente melhora as varizes e vasinhos.



Massagem com Vinagre
varizes-tratamentos-eficazes-8
Duas vezes ao dia pingue gotas de vinagre sobre a pele onde as veias e vasinhos aparecem e faça uma massagem leve para ajudar a desinflamar e melhorar a veia.



Massagem com azeite
varizes-tratamentos-eficazes-9
Aqueça em temperatura que você suporte colocar o dedo uma colher de sopa de azeite. 

Ainda morno coloque este azeite sobre a pele onde se localizam as varizes e vasinhos e faça uma leve massagem. 
Pode fazer este procedimento até duas vezes ao dia.

Salsa
Ferva um punhado de salsa fresca picada em uma xícara de água por cinco minutos.
Retire do fogo, cubra e deixe a  esfriar, coe, adicione uma gota de óleos essenciais de rosas e calêndula. Leve à geladeira. Este preparado deve ser aplicado gelado. 
Com algodão ou gaze aplique esta mistura gelada na pele onde se encontram as varizes e vasinhos. Faça este uso diário durante vários meses para ver resultados positivos.

Chá de carqueja
Ferva 4 colheres de sopa de carqueja em um litro de água durante 5 minutos, coe e beba durante o dia. O chá de carqueja ajuda a melhorar a circulação e consequentemente diminui o desconforto e as dores causadas pelas varizes e vasinhos.

Folhas de abacateiro
Coloque 10 folhas lavadas , secas e picadas do pé de abacate em ½ litro de álcool 90. 
Acrescente duas ou três pedras de canfora e tampe. Deixe de repouso em local fresco e ao abrigo da luz em repouso por 7 dias. Após este tempo e só usar este preparado em cima das veias para uma leve massagem sempre que sentir dores.

Suco de limão
varizes-tratamentos-eficazes-10
Inclua a limonada em sua dieta, o suco de limão ajuda a melhorar a circulação sanguínea e com isso diminuir as dores da varizes e vasinhos




Castanha da índia
A castanha há da índia e conhecida por suas propriedades de ativar a circulação e desinflamar as veias. 
Você pode adquirir os comprimidos a base de castanha da índia em farmácias de produtos naturais e nas principais farmácias e drogarias. 
Mas lembre-se se mesmo sendo um suplemento alimentar que não necessita de receita deve ser consumido com cuidado e de preferência com o conhecimento e orientação do seu medico

Espero que tenha gostado das dicas. Se este artigo foi útil para você não deixe de compartilhar em suas redes sociais

Até o próximo artigo.

Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:





2 comentários:

  1. Ótimo post, super didático e completo! Eu trabalho o dia todo sentada e ultimamente tenho sentido uma queimação nas pernas, vou tentar algumas dessas dicas pra ver se melhora

    http://marcellagrenge.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e bom levantar um pouco para ativar a circulação, eu fico me policiando para levantar também, as vezes a gente se concentra tanto no trabalho que esquece né, seja bem vinda ao blog :-)

      Excluir