Dicas da Cema: Combatendo a inflamação com alimentos- conheça os melhores

Combatendo a inflamação com alimentos- conheça os melhores


Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores


Veja aqui os melhores Alimentos Contra a Inflamação e dores no corpo



A inflamação é um processo natural do organismo, que anuncia que algo não funciona adequadamente dentro do corpo. Quando isso ocorre sentimos um desconforto geralmente acompanhado de dor forte e isso não é uma coisa agradável. 

Muitas vezes estas inflamações que sentimos poderiam ter sido evitadas ou ao menos diminuídas apenas com o uso da alimentação correta.

Não é de hoje que ouvimos que somos o que comemos, mas para saber ao certo o que é melhor comer em certas situações é necessário conhecer um pouco mais sobre as propriedades de cada alimento.



Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores1

Pensando nisso trouxe hoje para você alguns dos alimentos que ajudam bastante nesse processo de evitar a inflamação em nosso organismo. Claro que o uso desses alimentos não dispensa a consulta médica e a orientação de um profissional. Se você se encontra em um processo inflamatório aconselho procurar um médico que saberá lhe orientar qual medicação tomar, nunca tome medicamentos sem a orientação de um profissional da saúde.
Agora se você quer prevenir a inflamação pode fazer isso com a alimentação correta, veja como:


Aqui estão alguns  alimentos com um importante poder anti-inflamatório:

Abacaxi


Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores2
O Abacaxi é rico em bromelina , uma enzima que alem de auxiliar na digestão também traz alivio nos processos inflatórios. 

Seu efeito anti-inflamatório parece ser mais eficiente quando tomado em jejum, ou seja um copo de suco ou umas fatias de abacaxi pela manhã ajudam bastante a combater e prevenir os processos inflamatórios. O abacaxi é um alimento saboroso e um aliado contra a inflamação.

Cebola

É um alimento  rico em quercetina, um flavonoide que é considerado um dos principais responsáveis pelo poder anti-inflamatório deste vegetal, e exerce a função  de controlar o dano oxidativo dos radicais livres que são agentes causadores da inflamação em alguns casos.

Linhaça

A Linhaça tanto em semente, quanto transformada em farinha, gel ou mesmo o óleo  nos fornece ácidos graxos ômega 6 e ácido oleico, mas acima de tudo, é a fonte vegetal mais rica conhecida em ácidos graxos ômega 3, superando até os peixes de águas profundas que são velhos conhecidos como fonte de ômega 3. A linhaça contém fito estrógenos com uma ação anti-inflamatória potente.

Esta combinação de ácidos graxos já são reconhecidos ha algum tempo como fortes aliados no combate às inflamações, se tornando essencial como uma fonte externa de 'gordura boa"contribuindo para a redução do colesterol e das inflamações e dores causadas e consequência das inflamações.
Claro que não é só porque é considerado gordura boa que você vai exagerar, tudo o que e demais passa da conta como eu sempre digo aqui no blog, ate água se beber demais faz mal.

VÍDEO- Como extrais o ômega 3 da linhaça



Pimenta


Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores3
A pimenta é um alimento  rico em vitamina C, especialmente nas espécies vermelhos ou amarelos mais maduros.

A vitamina C é necessária para o metabolismo da fenilalanina, um aminoácido essencial, muito ativo na redução da dor crônica causada pela inflamação, alem de agir contra outros sintomas como inchaço causado pela inflamação.

Além disso, o poder antioxidante da vitamina C é multiplicado pelo efeito sinérgico que faz com a vitamina A, abundante na pimenta maduros e vermelha, nos tomates maduros e na goiba vermelha e madura que são ricos em licopeno.

Cacau

Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores4
Esse aqui muita gente já ficou alegre né, se animou pensando em um belo pedaço de chocolate, mas para este fim de combater a inflamação o mais recomendado é usar o cacau em pó mesmo ou o fruto, pois o chocolate muitas vezes é rico em gorduras saturadas e hidrogenadas que acabam é causando a inflamação ao invés de combater. 
O Cacau é rico em vitamina D e tem um efeito antioxidante significativo o que o torna um poderoso aliado contra a inflamação no organismo. Ele é fonte de taninos e compostos fenólicos que neutralizam o efeito inflamatório causado pelos radicais livres.


Rabanete

Ta aí um alimento que eu amo de paixão, quer ver eu feliz é chegar na feira e encontrar rabanete à venda, já tomo posse do meu maço e me acabo na salada temperadinha com limão e azeite.
Mas o assunto aqui é alimentos e não minhas preferencias, então vamos aos benefícios do rabanete. Ele é rico em vitamina C e ácido fólico, também é muito útil em dietas leves devido à sua ingestão rica de fibras e baixa caloria. Alem disso, tem efeito diurético devido ao seu teor de potássio, o que facilita a eliminação de líquidos e contribui para manter um sangue mais limpo. 
O rabanete contém uma enzima chamada  peroxidase que participa da defesa do organismo e é rico em compostos de enxofre, especialmente rabanete preto, que ajudam a resolver problemas biliares e são ótimo para o fígado.

Azeite de oliva

Este aqui alem de ser aliado contra a inflamação cai muito bem em uma saladinha e em vários pratos do nosso cardápio.
Porém é importante ressaltar que o azeite eficiente contra a inflamação é o extra virgem, prensado a frio e  não deve ser aquecido ou utilizado para fritar, refogar ou assar se você tem a intenção de aproveita-lo como auxiliar contra a inflamação.
O azeite ao ser aquecido perde suas propriedades antioxidantes, ou seja , não vai agir contra a inflamação.
O azeite extra virgem contém uma substância ativa, chamada oleocantal, e atua inibindo a enzima (COX) que produz substâncias que causam dor e inflamação.
Além disso, seu poder anti-inflamatório também é devido ao seu conteúdo nas vitaminas A e E, seus compostos fenólicos e ao ácido oleico, que também reduz os níveis de açúcar no sangue.


Alho

Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores5
O alho é fonte importante de selênio vitamina A, B1, B2, C, aminoácidos de enxofre como cisteína e metionina, além de inúmeras substâncias com poderes antibióticos e anticoagulantes.

Além disso o alho age como anti-inflamatórias , possui a capacidade de limpar o sangue de substâncias tóxicas, melhorar o estado da flora intestinal, os seus antioxidantes.

O alho é rico em metionina, o que ajuda a regular os níveis de histamina no organismo.


Cúrcuma

Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores6
A cúrcuma possui  substâncias ativas recentemente descobertas, que indicam propriedades anti-inflamatórias semelhantes às de certos medicamentos esteroides e não esteroides.

Essas substâncias são responsáveis pelas propriedades antivirais, antibacterianas e desintoxicantes deste tempero aromático, bem como seus efeitos antioxidantes. 
Quando utilizado esse tempero com a pimenta preta ela se torna ainda mais eficiente contra a 
inflamação.


Cravo da Índia

O Cravo da índia possui um alto teor de ácidos graxos ômega 3, magnésio, vitaminas B, cálcio e flavonoides que lhe conferem um excelente poder antioxidante.

Contém eugenol, uma substância usada em odontologia para dor de gengiva e prevenir infecções.

Em combinação com cariofileno, também presente nesta espécie, o eugenol exerce uma ação sinérgica útil para combater qualquer tipo de inflamação.

Veja Também: Como prevenir a queda de cabelo

Mamão Papaia

Combatendo-a-inflamação-com-alimentos-conheça-os-melhores7
O mamão papaia como o próprio nome sugere, é rico em papaína, uma enzima  que além de auxiliar na digestão possui propriedades anti-inflamatórias.

Além disso é rico em vitamina C, já mencionada aqui muitas vezes como auxiliar anti-inflamatório, ferro e cálcio, é a vedete, sua propriedade mais eficiente contra as inflamações, o betacaroteno.


Limão


Quem nunca tomou aquele chazinho de limão para curar um resfriado ou garganta inflamada . Este alimento já é um velho conhecido das nossas mães e avós que adoravam "tacar" o chá de limão com alho  melhorar os sintomas do resfriado.

A minhã mãe era assim, a gripe estava passando na rua de baixo e ela já estava "tacando" o chá em mim e no meu irmão .

Boa coisa ela fazia, pois o alho já vimos la em cima suas propriedades anti inflamatórias, associado ao limão então é uma dupla imbatível. O limão é rico em bioflavonoides anti bióticos e anti-inflamatórios e tem forte ação nos processos inflamatórios das vias respiratórias. Com isso promove uma forte ação anti-inflamatória em nosso organismo.

Veja essas receitas deliciosas com limão:

VÍDEO- Torta de limão com suspiro



VÍDEO- Pavê de bolo sabor limão



Agora que você já conhece alguns alimentos que ajudam a prevenir e combater a inflamação, é só incorporar alguns deles em suas receitas e sua alimentação diária para sentir a melhora e assim evitar ficar tomando muitos remédios que na maioria das vezes tem muitos efeitos colaterais.

Se você já usou algum desses alimentos para essa finalidade comente abaixo. Você conhece mais algum anti inflamatório que não falamos aqui?
Comenta também,
Aproveita que você vai conferir os vídeos sugeridos e já se inscreve no nosso canal, assim você fica sempre por dentro das novidades postadas lá.

Um abraço e até o próximo artigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário