Dicas da Cema: Dia mundial da água - dicas para economizar água ao lavar roupas

Dia mundial da água - dicas para economizar água ao lavar roupas


Dia-mundial-da-água-dicas-para-economizar-água-ao-lavar-roupas

Dia mundial da água, veja aqui  dicas para economizar água ao lavar roupas


Olá amigas e amigos, vamos falar hoje sobre um assunto importante e essencial, a água.
Hoje no dia mundial da água quero trazer para vocês algumas dicas que eu mesma aplico em casa e que são muito úteis para economizar a água ao lavar roupas , poupando os recursos naturais, e com isso  além de deixar um planeta melhor para nossos filhos também economizamos no bolso, afinal , nós pagamos pela água que utilizamos.


Dia-mundial-da-água-dicas-para-economizar-água-ao-lavar-roupas2

Reaproveitamento para economizar água


Uma ótima dica que eu aplico sempre aqui é reaproveitar a água do enxágue para a próxima lavagem. 


Geralmente eu faço assim, lavo primeiro as roupas claras e guardo o enxague para a próxima lavagem das roupas escuras. Isso tanto quando lavo na máquina como quando lavo na mão.
Em casa meu filho trabalha em uma empresa onde uma das peças do uniforme é uma camisa branca, e como eu só ligo a máquina quando tem roupa suficiente para aproveitar a capacidade total da máquina, esta camisa eu lavo na mão. E nela também aplico o método, enxaguando e guardando a água do enxague.

Dia-mundial-da-água-dicas-para-economizar-água-ao-lavar-roupas3


Também costumo reaproveitar a água do sabão quando lavo o quintal. Com isso consigo uma boa economia de água e diminuição no valor da conta.

Produtos concentrados


Outra dica bacana é preferir produtos concentrados. Nesse caso a economia nossa é no valor, já que os produtos concentrados devido a render mais acabam saindo mais baratos. Quem economiza a água são as empresas ao fabricarem produtos concentrados, já que para isto utilizam menor quantidade de água.

Dia-mundial-da-água-dicas-para-economizar-água-ao-lavar-roupas4

Mas aí você pode pensar que me interessa que a empresa economize água. O importante é nesse caso o benefício ao planeta, menos água consumida, mais água limpa para o planeta, que nós moramos então cuidar dele também é nosso papel.

Usar produtos na medida certa


Quando colocamos sabão ou alvejante mais do que o necessário acabamos por precisar fazer mais de um enxague para retirar o excesso. 
Por conta disso é importante se atentar para que o produto de limpeza seja o suficiente para limpar a roupar sem exagerar. Eu quando estava aprendendo a lavar roupas uma ou duas vezes coloquei tanto sabão que precisei de três enxagues, pensa na bronca que levei da mãe na época... Mas foi bom para aprender a dosar na medida certa, afinal mais sabão não é sinônimo de mais limpeza e sim mais espuma...

Dia-mundial-da-água-dicas-para-economizar-água-ao-lavar-roupas5Verificar vazamentos



É importante verificar se não existe vazamentos nas torneiras. Mesmo um pequeno gotejar enquanto a máquina enche, todas as vezes de gotinha em gotinha vão embora dezenas de litros de água, causando um prejuízo no seu bolso e além disso desperdiçando a água.


O uso consciente da água é um dever de todos nós, para que no futuro nossos filhos e netos já com esta consciência implantada de utilizar recursos com consciência possam ter o direito de viver em um planeta melhor.








Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário