Dicas da Cema: Como calcular os itens para seu churrasco

Como calcular os itens para seu churrasco



Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-1


Como calcular a quantidade certa de itens para seu churrasco


Olá pessoal, a dica de hoje é sobre como calcular a quantidade certa de itens para seu churrasco ser um sucesso.
Para quem gosta de receber os amigos, para as comemorações e datas especiais, para festas ou simplesmente para receber a família, um bom churrasco é sempre uma excelente opção.


Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-2

Porém é sempre bom ter as quantidades certas para não passar vergonha por faltar e nem ter desperdício, comprando quantidade muito maior que a necessária.

Os cálculos que deixo aqui são baseados em adultos, para calcular crianças até uma média de 5 a 12 anos conte como meia medida das porções, maiores de 12 conte como adultos.

O primeiro passo é definir um cardápio ideal


Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-3Então, um bom começo é definir as carnes que você pretende oferecer, e em seguida os acompanhamentos, tipo arroz, maionese, saladas, vinagrete, pão, farofa, essas coisas.

As bebidas, sucos, refrigerantes, cerveja, etc também precisam ser calculadas para que não falte, levando em consideração as crianças que geralmente não comem tanto, mas o refrigerante ...


Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-4

Caso seja um almoço ou recepção mais informal e você deseje utilizar descartáveis, estes também podem e devem ser calculados previamente. Além de que isso ajuda muito na hora da limpeza, poupa trabalho e cansaço.

Caso seja do seu agrado oferecer uma sobremesa, frutas como abacaxi, laranja entre outras que são digestivas são uma boa opção.

Definido o cardápio, comece a fazer os cálculos das quantidades.

A lista de convidados

Ainda que seja um almoço com a família é sempre bom saber exatamente quantas pessoas virão, e contar com uns 3 ou 4 a mais que podem aparecer de surpresa, assim você não fica constrangida por falta de algo , e se sobrar um pouco não chega a ser desperdício, dá pra congelar algumas sobras sem problemas por até 6 meses.

Agora vamos aos cálculos

As carnes

Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-5

O principal, claro que não pode faltar no churrasco é a carne, para isso você deve escolher entre os tipos de cortes de carne que irá preparar, aquela que mais cai no gosto de seu e de seus convidados.

Geralmente de dois a três tipos de carne é o mais habitual. Carne bovina, de frango e suína são as mais comuns, mas há quem goste de um bom carneiro, cordeiro e miúdos como coração de frango. Depois de escolher as carnes a serem incluídas no seu cardápio, ai se pode começar a calcular e dividir as quantidades.

A média por pessoa é 400 gramas de carne, levando em consideração que algumas pessoas comem cerca de 200 gramas enquanto que outras podem comer até 800 gr a um quilo de carne. Sendo assim baseando pela média dá para fazer uma conta com 400 gramas desde que a quantidade de homens não seja muito superior à de mulheres.

Nesse cálculo não estão incluídos petiscos como a linguiça, coração e asinha de frango que são bastante utilizados atualmente nos churrascos. Para estes considere mais 100 gramas por pessoa.

Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-6

Sendo assim se você pretende fazer uma recepção ou churrasco para 10 pessoas por exemplo, seriam 4 quilos de carne, e pode dividir assim, por exemplo, 2 quilos de contrafilé, um quilo de costela e um de fraldinha. Lembre se que além da carne você também irá servir os acompanhamentos.

Acompanhamentos e guarnições

Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-7

Para os acompanhamentos como arroz, farofa e maionese você pode calcular uma média de 200 gr por pessoa, sendo para cada item, ou seja, 200gr de arroz, 200 de maionese...



Esta é uma média pois tem pessoas que não gostam de maionese, tem aqueles não comem arroz em churrasco, e por aí vai.

Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-8

Bebidas

A bebida, caso você vá oferecer cerveja aos seus convidados, calcule uma média de 6 latas por pessoa que bebe, se são seus amigos você sabe quem bebe e quem não costuma beber.

O refrigerante suco ou água, uma média de meio litro por convidado, lembrando que estas referências são para um evento que dure um meio dia, aproximadamente de 4 a 6 horas, então a pessoa acaba bebendo mais líquidos mesmo, além do que a carne dá mais sede.

Sobremesa

Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-9


Se for servir sobremesa, a medida é de 200 gr por pessoa também. Não é costume servir sobremesa em churrasco, mas caso seja uma opção, prefira algo mais leve, já que o churrasco já é uma refeição pesada e um tanto difícil de digestão.
Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-10

Uma boa pedida são as frutas como abacaxi, laranja, uvas, morangos ou mamão. Salada de frutas, pudim, gelatina, enfim, sobremesas mais leves são as melhores opções.

Descartáveis


Os descartáveis você vai calcular a média de 3 a 4 por pessoa, é a média ter sempre quatro por pessoas pois as pessoas acabam trocando de prato e copos durante o evento e mesmo que nem todos o façam é bom ter a mais, além do que é um item que não estraga se ficar guardado.

Como-calcular-os-itens-para-seu-churrasco-DICASDACEMA-11

Os guardanapos você calcula um pacote de 50 para cada 20 pessoas, papel toalha também um rolo a cada 20 pessoas.

Não esqueça também de calcular o carvão e o sal e temperos. No caso do carvão varia também de acordo com a qualidade e com o tamanho da sua churrasqueira.

Calculadoras de churrasco on line


Existem também os sites de calculadoras para churrasco que ajudam bastante nesse caso.

Nestes sites você coloca o número de convidados, geralmente tem a opção de escolher entre homens, mulheres e crianças para facilitar o cálculo, depois você escolhe as carnes, guarnições e bebidas e alguns tem até a opção descartáveis. Depois  escolhe a opção calcular e em poucos segundos baseados em critérios de cada calculador, vem a média de compras e em alguns até o valor gasto aproximado por total e por pessoa.

Eu testei 3 destas calculadoras e o resultado é bem parecido nas quantidades com poucas variações.

Vou deixar aqui o link de cada um para que você caso queira possa visitar os sites fazer também seu cálculo para saber a quantidade certa dos seus itens para churrasco.


Espero que tenha gostado da dica de hoje, se tem alguma dica a acrescentar comente abaixo e assim vamos trocando experiencias.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos em suas redes sociais


Acompanhe o Blog Dicas da Cema nas redes sociais.
Um abraço e até a próxima postagem😊😉


Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:



Um comentário: