Dicas da Cema: Dicas para se proteger das doenças de inverno

Dicas para se proteger das doenças de inverno


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-1

Veja como se proteger das doenças de inverno


Olá amigas(os), a dica de hoje é sobre saúde, e como evitar as doenças de inverno.
A estação do frio chegou já faz uns dias, mas o tempo esfriou mesmo nesta semana. 

E junto com o tempo frio, as temidas doenças de inverno. Nesta época é muito comum que doenças respiratórias e relacionadas ao clima frio apareçam.

Mas isso não significa que você precisa sofrer com elas. Existem maneiras de se prevenir e evitar a contaminação ou o surgimento dessas doenças e várias maneiras de se proteger.

As doenças mais comuns de ocorrer no inverno são as gripes e resfriados, mas também crises de bronquite, otite, rinite, pneumonia, faringite e asma, junto com os sintomas desagradáveis, tosse, espirros, nariz entupido e aquele mal-estar terrível.

Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-2

Uma das razões é que durante o inverno, o calor do seu corpo experimenta uma queda quando o ambiente esfria. Ao mesmo tempo que o seu corpo se ajusta a um novo clima que muitas vezes resulta em várias doenças transmitidas pelo ar, transmitidas pela água e até por insetos.

Nesta época é comum que a tosse, a gripe e as infecções de garganta e ouvido se espalhem com mais facilidade, assim como outras doenças comuns que afetam o sistema imunológico.

As doenças transmitidas pelo ar acabam se espalhando mais devido à poluição e falta de luz solar, além da tendência de ficar em ambientes mais fechados e sem ventilação.

O clima frio leva à diminuição da temperatura corporal e o corpo sofre a termorregulação para se ajustar ao novo clima.

Às vezes, essa transição abre as portas para várias doenças da temporada de inverno; no entanto, seguindo algumas precauções fáceis durante a temporada de inverno com pouco esforço, você pode ter um inverno saudável.

Veja agora algumas dicas para se manter longe das doenças de inverno e manter o corpo mais saudável.

VÍDEO>> Xarope caseiro para tosse alérgica




Melhores maneiras de se manter saudável no inverno

Evite a friagem


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-3

Para permanecer protegido no clima frio e úmido e longe desses tipos de doenças, é importante manter seu corpo aquecido. 

Evite os choques térmicos como sair do banho quente e pisar o chão frio com pés descalços, tomar ventos frios ou sair no frio com o corpo muito descoberto.

Use soro fisiológico para umidificar as narinas e também lavar o nariz e as vias aéreas. Essa medida ajuda a prevenir otite, sinusite e outras doenças das vias aéreas.

Cuidado com a alimentação


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-4


Siga uma dieta equilibrada e consuma muitos líquidos, pois ajuda a eliminar as toxinas do corpo. O inverno é a estação para impulsionar o sistema imunológico e nutrir nosso corpo.

Comer alimentos quentes e nutridos, frutas com alto teor de vitamina C, legumes e verduras, uma boa sopa de legumes quentinha, isso tudo ajuda a manter o organismo resistente.

Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-5

Alimente-se bem. Normalmente as pessoas no inverno tendem a comer comidas mais gordurosas para se esquentarem e se esquecem das frutas e vegetais. 

Tente ingerir  mais porções de vegetais durante o dia, pois eles contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. 

Dê atenção especial à alimentos que contenham a vitamina C, encontrada em laranjas e frutas cítricas, e ao zinco, presente em mariscos, carnes e cereais.

Consumir uma dieta bem equilibrada, incluindo grãos integrais, carnes magras, peixes, aves, legumes, nozes e sementes, ervas e especiarias, bem como a abundância de frutas e vegetais frescos são essenciais para impulsionar o sistema imunológico. 
Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-6

Para isto também devemos ter um consumo de alimentos ricos em vitamina C, que ajuda a fortalecer nosso sistema imunológico e a manter nosso corpo saudável.

Além disso, é possível, caso você não tenha acesso às frutas ou costume de consumir as mesmas, pode fazer a suplementação com vitaminas. Existem atualmente no mercado várias marcas de vitaminas C que podem te dar essa ajuda na suplementação.

Dormir bem


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-7

Dormir bem e permanecer ativo são alguns aspectos importantes para manter a saúde durante os invernos. 

Uma boa quantidade de sono ajuda a manter o sistema imunológico do corpo saudável, elimina o cortisol, e queima calorias. 

O sono de boa qualidade é um fator importantíssimo para manter uma boa saúde.

Cuidados com a pele


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-8

Cuidado com os problemas de pele seca ou ressecada. Estas doenças de inverno também podem ser evitadas se você hidratar bem seu corpo e assim evitar contaminação.

A pele danificada é um dos perigos do inverno. O tempo frio danifica a pele, resultando em pele seca, lábios e calcanhares rachados. 

Cuidados com a pele no inverno devem incluir hidratantes, aplicando cremes e aumentando a ingestão de água.

Pratique exercícios


A atividade física é um aspecto importante para manter uma forma durante todo o inverno. A rotina diária de qualquer forma de atividade física ajudará a mantê-lo aquecido e estimula o sistema imunológico, melhorando a defesa contra doenças sazonais, como gripes e resfriados.

Exercite-se regularmente. Atividades aeróbicas como nadar, correr ou simplesmente andar ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório e aumentam a capacidade respiratória. 

Algumas atividades são excelentes para combater a bronquite e outras doenças respiratórias.

Beba água


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-9

Beba a quantidade necessária de água todos os dias e mantenha-se hidratado. A água ajuda a limpar nosso sistema e remove toxinas, transporta nutrientes para as células do corpo e ajuda a equilibrar o fluido corporal. 

Aumentar a ingestão de líquidos ajuda a manter o corpo hidratado, melhorando os sintomas causados pelo tempo seco e frio.

Hidrate-se constantemente. O inverno pode ser muito seco em diversas regiões do país e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. 

Coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite, alergias, etc.

Cuidados com a higiene

Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-10


Mantenha uma boa higiene, lave as mãos para impedir que as bactérias os vírus e os germes se espalhem. 
Os vírus e bactérias são evitados e combatidos com o simples gesto de lavar bem as mãos sempre. 

Usar álcool em gel também ajuda e muito a evitar contaminação, assim como evitar ambientes muito fechados e ficar próximo de pessoas com sintomas como tosse e espirros. 

As mãos devem ser lavadas constantemente, principalmente após entrarem em contato com superfícies públicas, como em ônibus, corre mão de escadas, botões de elevador, etc. 

Evite tomar banhos muito quentes. Além de ressecar a pele, o vapor quente mal seco se acumula na pele, favorece o crescimento de fungos e o surgimento da micose.

Manter o ambiente limpo

Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-11


Limpar a casa diariamente ajuda a evitar o acúmulo de poeira e, consequentemente, o contato direto com bactérias, bem como manter o local de trabalho limpo ajuda a combater as doenças e as alergias.


Faça os exames de saúde preventivos


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-12

As precauções para se manter saudável no inverno incluem ter um controle sobre as condições de saúde, fazendo exames de saúde regularmente. 

O frio causa problemas de saúde como asma, gripe, dor de garganta, articulações doloridas e aumento do risco de ataques cardíacos, pois a temperatura baixa faz com que a pressão sanguínea suba e exerça mais pressão sobre o coração. 

O exame de saúde preventivo é uma boa maneira de evitar as doenças de inverno e de manter a saúde, mesmo no clima frio.

Evite o cigarro e ambientes com fumantes


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-13
Fumar deixa a pessoa mais suscetível a infecções respiratórias no inverno, portanto, deve-se parar de fumar ou pelo menos evitar fumar.

Evite também estar perto de fumantes ou fumar, pois isso irrita as mucosas nasais e vias aéreas. Com esses cuidados você evita também o aparecimento de meningites  e doenças respiratórias.

Tomar sol para ter vitamina D


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-14


Sair ao ar livre e desfrutar do sol quente é necessário, pois nosso corpo requer vitamina D - que é essencial para manter a saúde e imunidade do nosso organismo. 

A vitamina D também é necessária para regular o humor. Mesmo que não apreça o sol está lá, e sair ao sol é importante e necessário. 
Abra portas e janelas para arejar a casa, principalmente em dias de sol.

Use roupas quentinhas


Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-15


Use roupas de lã ou outro tecido que possa manter você aquecido quando sair ou em casa.

Cubra também a cabeça, mãos e a garganta com uma boa gola alta ou cachecol para evitar a friagem. 

As roupas de cama também devem estar sempre limpas e trocadas com regularidade para evitar que algum vírus que venha da rua se instale em sua casa. 
Aqueça bem a garganta.

Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-16


Para isso, chás e bebidas quentes são uma boa dica. O uso de cachecóis também é indicado. Esses hábitos, além de prevenir as dores de garganta, podem ajudar a combater outras doenças, como os resfriados e amigdalites.

Mantenha em dia a vacinação


A vacinação contra gripe é especialmente importante para pessoas com alto risco de complicações graves da gripe. 

Esteja atento ao calendário de vacinação do SUS ou caso queira verifique com seu médico a possibilidade de vacinação por medico particular.

Cuidados simples podem evitar diversos incômodos. Além disso, a vacinação pode ser um método muito eficaz na prevenção dos casos de gripe, sendo recomendada principalmente para grupos de risco, como gestantes, crianças e idosos.

Evite ficar em locais sem muita ventilação

Dicas-para-se-proteger-das-doenças-de-inverno-18

Locais fechados são um perigo para contaminação, já que muitos desses vírus se propagam pelo ar. 

O simples fato de tocar um local contaminado e depois levar a mão ao rosto ou a boca já pode levar a pessoa a se contaminar. 

Por esta razão, muito cuidado com ambientes fechados e com a higiene. 
Evite ficar em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar, pois nesses ambientes a transmissão de vírus e bactérias é favorecida. 

VÍDEO>>Aprenda a se proteger de doenças comuns do inverno




Seguindo essas dicas e cuidados preventivos você poderá aproveitar o friozinho do inverno com mais saúde.


Espero que tenha gostado da dica de hoje, se tem alguma dica a acrescentar comente abaixo e assim vamos trocando experiencias.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos em suas redes sociais


Acompanhe o Blog Dicas da Cema nas redes sociais.
Um abraço e até a próxima postagem😊😉


Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário