10 alimentos para fortalecer seu sistema imunológico


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico


Como fortalecer seu sistema imunológico


O sistema imunológico é a nossa barreira de defesa contra diversas doenças. Quando ele está bem equipado ainda que sejamos contaminados o corpo consegue resistir sem que fiquemos tão enfermos.

Uma boa maneira de evitar várias doenças é manter o nosso sistema imunológico bem preparado, e nossas defesas bem equipadas.
Lavar constantemente as mãos não é a única maneira de se manter saudável.


VÍDEO>>Alimentos que aumentam a imunidade 


Sabendo que somos o que comemos, e que nossa comida é também nosso remédio ou nossa razão de enfermidades, devemos selecionar bem o que comer. Adicione esses reforços do sistema imunológico à sua dieta para um ter reforço extra de combate às doenças e melhora na imunidade.

Como tornar seu sistema imunológico mais forte

10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-a

As chances de um vírus superar seu sistema imunológico e deixá-lo doente são muito menores se você tiver um estilo de vida saudável. 
Aprender a administrar os níveis de estresse, abandonar o hábito de fumar, fazer exercícios regularmente e manter um peso saudável são coisas que podem ajudar a manter seu sistema imunológico forte e manter as doenças à distância.

Manter uma dieta saudável, rica nesses alimentos que voamos ver abaixo, ricos em nutrientes, também pode ajudar e muito a se manter longe de doenças e com o sistema imunológico bem fortalecido.

Veja agora os alimentos que ajudam a fortalecer seu sistema imunológico:

Iogurte


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-1

Os probióticos, ou as "culturas ativas vivas" encontradas no iogurte, são bactérias saudáveis ​​que mantêm o intestino e o trato intestinal livres de germes causadores de doenças.

Embora estejam disponíveis na forma de suplementos, um estudo da Universidade de Viena, na Áustria, descobriu que uma dose diária de iogurte de 200 ml era tão eficaz em aumentar a imunidade quanto tomar pílulas. 

O ideal é que não seja adoçado com açúcar refinado. Para melhorar ainda a  eficiência, acrescente canela e frutas, e procure consumir iogurte que tenha  menos de 8 gramas de açúcar, para que seja uma opção saudável.
   

     Aveia e cevada


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-2
Esses grãos contêm beta-glucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e antioxidante mais potente que a equinácea, relata um estudo norueguês. (Quando consumida, a planta echinacea pode reduzir um pouco suas chances de pegar um resfriado, segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA .) 

Quando os animais comem esse composto, eles são menos propensos a contrair gripe, herpes, até mesmo antraz; em humanos, aumenta a imunidade, acelera a cicatrização e pode ajudar os antibióticos a funcionar melhor. O ideal é consumir ao menos uma vez ao dia.

    Alho


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-3
O alho contém o ingrediente ativo alicina, que combate infecções e bactérias. Em um estudo, pesquisadores britânicos deram a 146 pessoas um placebo ou um extrato de alho por 12 semanas; os que tomavam alho eram dois terços menos propensos a pegar um resfriado. Outra pesquisa sugere que os amantes de alho que comem mais de seis cravos por semana têm uma taxa 30 por cento menor de câncer colorretal e uma taxa de câncer de estômago 50 por cento menor. 

O consumo ideal para fortalecer seu sistema imunológico é de ao menos uma dois dentes de alho por dia. Capsulas de óleo de alho também são eficazes para melhorar o sistema imunológico.

    Mariscos


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-4
O selênio, abundante em frutos do mar, como ostras, lagostas, caranguejos e moluscos, ajuda os glóbulos brancos a produzir citocinas - proteínas que ajudam a eliminar os vírus da gripe do corpo. O consumo ideal é de duas porções por semana a menos que esteja grávida ou planejando ficar.


Canja de galinha


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-5
Quando pesquisadores da Universidade de Nebraska testaram 13 marcas, descobriram que todos, exceto um (macarrão com sabor de frango), bloqueavam a migração de células brancas inflamatórias - um achado importante, porque os sintomas do resfriado são uma resposta ao acúmulo de células nos brônquios. 

O aminoácido cisteína, liberado do frango durante o cozimento, quimicamente se assemelha à droga para bronquite acetilcisteína, o que pode explicar os resultados. O caldo da sopa mantém o muco fino da mesma maneira que os remédios para tosse. 

Especiarias adicionadas, como alho e cebola, podem aumentar o poder de reforço imunológico da sopa. A dose ideal é uma boa tigela de canja quando estiver se sentindo mal de uma deliciosa receita de canja de galinha.

Chá preto ou verde


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-6
As pessoas que bebem 5 xícaras por dia de chá preto por duas semanas tiveram 10 vezes mais interferon no sangue do que outras que beberam uma bebida quente com placebo, em um estudo de Harvard. O aminoácido responsável por esse estímulo imunológico, a L-teanina, é abundante tanto no chá preto quanto no verde - as versões descafeinadas também o contêm. O ideal é ao menos uma xícara ao dia para fortalecer o sistema imunológico.

Carne


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-7
A deficiência de zinco é uma das deficiências nutricionais mais comuns entre adultos, especialmente para vegetarianos e aqueles que reduziram a carne bovina, uma fonte primordial deste mineral que fortalece a imunidade. E isso é lamentável, porque até mesmo a deficiência leve de zinco pode aumentar o risco de infecção. 

O zinco em sua dieta é essencial para o desenvolvimento dos glóbulos brancos, as células intrépidas do sistema imunológico que reconhecem e destroem as bactérias invasoras, vírus e outros tipos maus, diz William Boisvert, PhD, especialista em nutrição e imunidade da The Scripps Research. Instituto em La Jolla, CA. 

O ideal é uma porção diária de 80 a 100 gramas de carne magra, que  fornece cerca de 30% do valor diário para o zinco. Isso é suficiente para fazer a diferença entre deficiente e suficiente

    Frutas e vegetais laranja



10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-8
Você pode até não pensar em pele como parte do seu sistema imunológico. Mas esse órgão é  crucial, cobrindo impressionantes 16 metros quadrados em média, servem como uma fortaleza de primeira linha contra bactérias, vírus e outros males  indesejáveis. 

Para se manter forte e saudável, sua pele precisa de vitamina A . "A vitamina A desempenha um papel importante na produção de tecido conjuntivo, um componente-chave da pele", explica Prevenção conselheiro David Katz, MD, diretor do Centro de Prevenção Research Yale-Griffin, em Derby, CT. Uma das melhores maneiras de obter vitamina A em sua dieta é de alimentos que contenham beta-caroteno, como batata-doce, cenoura, abóbora, e melão.

Couve


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-9
Juntamente com os produtos de laranja, folhas verdes escuras como a couve são uma excelente maneira de aumentar sua ingestão de vitamina A e reforçar sua função imunológica.

O ideal é consumir uma xícara de couve ao menos 3 vezes na semana  em saladas, omeletes, e massas. Uma porção tem apenas 33 calorias e 133% da ingestão diária de vitamina A recomendada. Veja aqui também o artigo sobre os benefíciosdo couve para o organismo.

Kefir


10-alimentos-para-fortalecer-seu-sistema-imunológico-10
Em um estudo sueco de 80 dias com 181 empregados da fábrica, aqueles que beberam um suplemento diário de Lactobacillus reuteri - um probiótico específico que parece estimular os glóbulos brancos - tiveram 33% menos dias de doença do que aqueles que receberam placebo.

Procure incluir o Kefir em sua dieta, seja em formato de iogurte de Kefir, queijo de Kefir, requeijão ou como você preferir. Atualmente existem vários grupos no Facebook para doação de Kefir de água e Kefir de leite. Tente usar o Kefir em sua dieta pelo menos algumas vezes por semana.


VÍDEO>>Melhore a imunidade e tenha mais vitalidade




Como vocês podem observar são pequenos hábitos que se incluirmos na nossa rotina alimentar podem ajudar a melhorar a qualidade de nossa saúde e a fortalecer o sistema imunológico, deixando a vida mais leve e livre de doenças.


Espero que tenha gostado da dica de hoje, se tem alguma dica a acrescentar comente abaixo e assim vamos trocando experiencias.

Se este artigo foi útil para você compartilhe com seus amigos em suas redes sociais


Acompanhe o Blog Dicas da Cema nas redes sociais.
Um abraço e até a próxima postagem😊😉


Se inscreva no canal: YouTube

Curta a página :        Facebook

Siga no twitter:         Twitter

Adicione no:             Google Plus



Veja também:





Nenhum comentário:

Postar um comentário